Golpe da Coca-Cola não é manchete


Altamiro Borges, Blog do Miro

“A Coca-Cola é uma das maiores anunciantes do mundo e do Brasil. Isto talvez explique o silêncio da mídia comercial diante de uma decisão da Justiça na semana passada. A fábrica da multinacional estadunidense em Minas Gerais foi multada em irrisórios R$ 460 mil por reduzir a quantidade de refrigerante nas embalagens de 600 ml para 500 ml. A multa, aplicada originalmente pelo Procon-MG, foi mantida pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que entendeu que "a informação da alteração da embalagem foi prestada de forma insuficiente diante da força das marcas, o que causou dano aos consumidores".

Ainda segundo a sentença, "fala-se, aqui, de produtos altamente conhecidos – Coca-Cola, Fanta, Sprite e Kuat –, em relação aos quais o consumidor já desenvolveu o hábito de guiar-se mais pela marca e menos pelos detalhes do rótulo. Exatamente por isso, o fornecedor deveria ter zelado, preventivamente, para que a informação sobre a redução de volume fosse deveras ostensiva, clara e precisa, preservando a confiança do consumidor... A redução do volume dos refrigerantes, sem qualquer mudança da embalagem já reconhecida há vários anos pelo consumidor, implicaria violação do direito do consumidor à informação clara, precisa e ostensiva".

Segundo a fabricante, a mudança no tamanho da embalagem ocorreu em 2006 em partes de Minas Gerais e na região serrana do Rio de Janeiro. A maquiagem do produto, que resultou em "aumento disfarçado" do preço dos refrigerantes, segundo denúncia do Procon, garantiu maiores lucros à filial da multinacional ianque.  O roubo, porém, não mereceu as manchetes dos jornalões e nem foi motivo de comentários ácidos dos "calunistas" de plantão das emissoras de rádio e televisão. Um tipo de corrupção passiva!”

Comentários

tedioso.com disse…
Achei muito interessante essa matéria. Algum tempo atrás passei por Minas Gerais e ao almoçar em um posto de beira de estrada tive essa confirmação que a matéria aborda. Eu solicitei ao garçom um coca-cola de 600ml e ele me corrigiu alegando que era de 500ml. Na época aceitei mas achei curioso essa diferença que foi explicada pelo garçom. Não me lembro o valor pago na época mas acho que foi algo bem perto do valor cobrado no de 600ml para uma diferença de 16% a menos de produto.

Ou seja, e mais ou menos a mesma coisa que atravessadores fizeram adicionando 10% de ureia no leite lá no paraná. Com a diferença que essa operação em Minas não foi feita na surdina.

Conclui-se que a ambição é algo que transcende a ética no Capitalismo. Talvez ética e capitalismo sejam dois valores diametralmente opostos.
Anônimo disse…
essa estória me lembra o lance dakele salgadinho famoso,o fandangos: os gramas do pacote foram diminuindo,diminuindo...
Daniel Xavier disse…
Isso pra mim é balela... Isso ocorreu a quase 8 anos. Na verdade foi no final de 2005 e não em 2006 como diz a matéria. Todos os rótulos na época vinham sim informando que tinham diminuído o tamanho do refrigerante, se você parar pra pensar, a coca cola teve que adaptar sua fábrica pra produzir garrafas diferentes e isso gera um gasto. Claro, ela não faria isso pra ter prejuízo, mas alguém faria? E sobre o preço, na época ela caiu de preço e ainda é mais barata que as garrafas de 600 ml vendidas em outras partes do Brasil.
Oportunidade De Crescimento Financeiro
Receba de R$ 80,00 a R$ 720,00 mensais.

www.DouglasEurico.com.br
www.bbom.com.br/douglaseurico




A BBOM oferece a seus Franqueados uma excelente forma de crescimento pessoal e financeiro, utilizando o que as pessoas têm de melhor a oferecer, o seu relacionamento pessoal.

Plano: R$ 600,00 - Rende R$ 80,00 mensais - em 12 Meses R$ 960,00
Plano: R$ 1200,00 - Rende R$ 400,00 mensais - em 12 Meses R$ 4800,00
Plano: R$ 3000,00 - Rende R$ 720,00 mensais - em 12 Meses R$ 8640,00
Sem sair de casa, sem vender produtos, sem indicar ninguém.

Em todos os planos, você recebe um rastreador para usar no seu carro por 12 meses.

Bônus

O plano de compensação do Marketing Multinível adotado pela BBOM é o Binário. São seis formas de premiação:

- Venda Direta: Ganho de 10% sobre a venda de produtos e serviços para os clientes indicados diretamente. [em fase de implantação]

- Bônus Comodato: Ganho de 50% sobre os serviços mensais pagos pelos clientes, através das mensalidades do comodato.

- Bônus de Início Rápido: Ganho sobre os pacotes de produtos e serviços adquiridos pelos Associados indicados diretamente, em seu 1º pedido.

- Bônus de Equiparação: Ganho de 2% sobre o bônus comodato pago até o 6º nível de profundidade.

- Bônus Residual: Ganho de 6% sobre os pontos gerados pelos serviços comprados (mensalidade) pago até o 6º nível.

- Bônus Binário - Ganhos de Equipe: Ganho de 30% sobre o volume de pontos gerados em sua equipe menor do Binário.
Esse bônus é o que gera maior volume de ganhos, por isso é o favorito dos Associados BBOM.

- Bônus de Divisão de Lucros: Ganho de até 2% sobre o volume total de pontos acumulados no período, de acordo com a qualificação dos seus frontais:
5 frontais qualificados como Diamantes e/ou acima - 1%
10 frontais qualificados como Diamantes e/ou acima - 2%

www.DouglasEurico.com.br
www.bbom.com.br/douglaseurico
Ljose disse…
Muito justo!
Mas é lamentável que somente a coca-cola seja visada e punida, só por causa do apelo da marca e por ser americana. Mas o tempo todo os consumidores são enganados por propagadas absurdas, só para citar algumas:
Internet 10MB, só por 39,9
(em letras miúdas no combo e por 3 meses)
Venda de carro, juros zero
(em letras miúdas 60% de entrada e no máximo 24meses)
Sem contar os inúmeros golpes e má prestação das empresas de telefonia, a forma de cálculo inexplicável dos juros bancários, a falta de preços e indução a erro dos supermercados, é tantos exemplos... há 20 anos atrás era muito diferente, retrocedemos 100 anos em respeito aos direitos do consumidor.

Por isso, essa punição contra a coca-cola não passa de cortina de fumaça para disfarçar a inoperância das instituições de defesa do consumidor otário brasileiro.
DissertÁcido disse…
Cansado da mesmice?
Vida inteligente na internet! Dê seu voto de confiança!

http://dissertacido.blogspot.com.br/2013/05/podcast-dissertacido-9.html
Anônimo disse…
Na Europa é tudo de 500. Parece que foram feitas pesquisas para saber o que as pessoas preferiam, já que é um produto de consumo para uma pessoa. De qualquer forma, reduzir o tamanho tem impactos no custo e deve ser repassador ao consumidores. Eu, particularmente acho que quem não está satisfeito, tome Dolly ou Pepsi.Aes empresas existem para dar dinheiro para os acionistas. Só quem tem a ilusão de que as empresas fazem qualquer coisa porque amam seus clientes é o cliente que vê as propagandas.