Altamiro Borges, Blog do Miro
“A
desavergonhada campanha da TV Globo pelo aumento da taxa de juros ganhou ontem
uma nova adesão. A apresentadora Ana Maria Braga, a mesma que protagonizou em
2007 o movimento direitista “Cansei” pelo impeachment de Lula, apareceu no seu
programa matinal “Mais você” vestindo um colar de tomates. Patética, ela
ironizou que o produto é “uma joia”, seguindo a linha de ataque da poderosa
emissora ao novo perigo vermelho que ameaça descontrolar a inflação e jogar o
país no caos completo.
A pressão da mídia rentista pela alta dos juros é
implacável. Ela tem como alvo imediato a próxima reunião do Comitê de Política
Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para 16 e 17 de abril. Os bancos
privados, com seus bilionários anúncios publicitários nos jornais, revistas,
rádios e tevês, devem estar gratos pelo empenho. Neste bombardeio são acionados
alguns jornalistas e “analistas de mercado” – nome fictício dos porta-vozes dos
agiotas do capital financeiro. E agora também entrou em campo a eterna
“cansada”.
O
irônico é que no mesmo dia em
que Ana Maria Braga usou o seu ridículo colar de tomates, a
Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) informou que
o preço do produto sofreu uma queda no preço de 43%. Segundo Mauro Zafalon, do
UOL, “pisoteado nas últimas semanas, o tomate deverá ser esquecido a partir de
agora. A oferta melhora, e os preços começam a voltar ao normal... O tomate
viveu nos últimos meses um período de incertezas agrícolas, muito comum a
vários produtos do setor”.
A
notícia confirma o que muitos já desconfiavam. A mídia rentista aproveitou a
alta sazonal do preço do tomate para fazer terrorismo pelo aumento dos juros. Até
a colunista Miriam Leitão, uma arqui-inimiga do governo Dilma, reconheceu ontem
no próprio O Globo que o recente aumento da inflação é um fenômeno momentâneo. Da
próxima vez que for usar o seu programa numa concessão pública de radiodifusão
para fazer política, ao invés do colar de tomates Ana Maria Braga poderia
pendurar umas melancias no pescoço!”
Comentários
Ou pendurar o pescoço numa melancia e livrar o país de mais uma serviçal da mídia venal.
1. Não é necessário publicar este comentário, mas peço que consultem a análise “O PIB, a Inflação, a Nova Classe Media e a Guerra Civil”, no link http://www.rounielo.blogspot.com.br/2013/04/parte-000-revelacao-da-trindade-parte.html, que demonstra a possibilidade de guerra, civil, no Brasil, se o processo inflacionário, artificialmente fabricado pela rede capitalista, para tentar aumentar a taxa Selic, não for paralisado, imediatamente, e se o Governo Federal não contiver, rapidamente, as expectativas inflacionárias.
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2. Façamos contas! Se as 120 milhões de pessoas da nova classe média ganharem, em média, R$ 1.000,00 por mês, recursos já totalmente comprometidos com o pagamento de prestações do carro, geladeira, televisão, freezer, micro-ondas, novos, cheque especial, cartão de crédito etc. etc., com uma inflação, real, de 15% ao ano, isto significa que o poder de compra dessa população decresce, em média, R$ 150,00 por ano e que, no final do 3º ano, essa população de 120 milhões de pessoas perdeu R$ 450,00 em poder de compra, ou seja, no terceiro ano, 120 milhões de pessoas terão perdido 45% do seu poder de compra, e estarão ganhando, em termos de poder de compra, R$ 550,00, o que, na prática, significa, potencialmente, que o brasil atravessará sérios problemas sociais, se o governo federal não contiver, neste momento, o crescimento das expectativas inflacionárias dos agentes econômicos pura e simplesmente dizendo que não haverá mais aumentos de taxas de juros, de salários, de entradas de capitais especulativos.
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