Estudante negro é discriminado em ônibus universitário


Racismo contra estudante negro
ocorreu na UFRJ (Reprodução)

Estudante Negro da UFRJ é coagido a sair de ônibus universitário. Apesar de haver outros estudantes indo em direção ao alojamento, Aparecido de Jesus Silva foi o único abordado


Na terça-feira dia (26/02) , às 22h, voltando do IFCS onde assistia a aula, o estudante de Filosofia negro, Aparecido de Jesus Silva, foi coagido pelo motorista do ônibus universitário para que se retirasse do mesmo.

Aparecido relata que pegou o ônibus de número 160, placa KXW 4619, para o alojamento no terminal Rodoviário da Cidade Universitária. Ao entrar pela traseira do ônibus (que é gratuito) e sentar ao fundo, o estudante teria visto o condutor gesticular com as mãos e perguntar “Você vai para onde?” . “[o motorista] Parecia nervoso com minha presença”, informou.

Após parar em um ponto na cidade universitária, o condutor então teria aberto a porta dos fundos e reclamado: “Não vai descer não”? Aparecido esclarece que apesar de haver outros estudantes indo em direção ao alojamento, ele foi o único abordado.

A situação se agravou quando chegaram à Prefeitura Universitária. De acordo com os relatos o condutor teria aberto a porta do ônibus e dito: “você vai para onde? Desce do ônibus!”. Surpreso, Aparecido perguntou se era com ele ” É com você mesmo!! estou indo para o alojamento e você não vai ficar andando de graça. Desce do ônibus!”, teria gritado o motorista. Não satisfeito com a coação moral, percebendo o caráter racista da mesma, o estudante respondeu que o condutor deveria continuar a viagem pois era a função dele. Foi então que o motorista o teria ameaçado: “Você não vai descer não? Quando chegar no ponto final você vai se arrepender”, repetiu por diversas vezes.

Não se deixando abalar, de acordo com o seu próprio relato, teria respondido: “Qual é o seu problema? Porque você não perguntou nada para as outras pessoas? Você é racista. Posso chamar a PM e prender você agora. Onde está a placa com o seu nome”.

Aparecido informa ainda que durante esse percurso final da viagem o motorista teria ironizado o fato de que pretendia anotar o número do ônibus. “Ele me ameaçou. Quero saber como vai ficar minha segurança aqui na Universidade (UFRJ) que estudo.” reclamou.

Procurada por nossa equipe de reportagem, a assessoria de imprensa da UFRJ informou que já recebeu a reclamação na ouvidoria e buscará as informações pertinentes para realizar as medidas cabíveis ao caso.

Atualização 1: A Assessoria de Imprensa da UFRJ informou que os ônibus universitários são gratuitos para todos que circularem pelo Campus, sendo estudantes ou não, e que o serviço é terceirizado.”

Comentários

Grampola disse…
Qual o primeiro racista vai aparecer pra tentar convencer que o racismo não existe?
Anônimo disse…
E agora so faltam dizer que foi um mal entendido..........e vai acabar dando em nada como sempre,nunca vi alguem ser preso por causa de racismo,que diz q e um crime inafiancavel ,e como muitas leis no brasil,esta no livro mas na pratica e diferente
Unknown disse…
Porque o estudante não se identificou e acabou com a confusão? Qual o problema de se identificar?
Existe um ditado que diz "um erro não justifica outro". O motorista se excedeu? Identifique-se e coloque-o em seu lugar. Ponto final.
Mas brasileiro gosta de ter o que falar!!!
Anônimo disse…
e as pessoas dentro do ônibus? ninguém fez nada? que nojento....
Unknown disse…
Racismo puro eingual abordegens policial para eles todo mundo emarginal
Anônimo disse…
"Porque o estudante não se identificou e acabou com a confusão? Qual o problema de se identificar?
Existe um ditado que diz "um erro não justifica outro". O motorista se excedeu? Identifique-se e coloque-o em seu lugar. Ponto final.
Mas brasileiro gosta de ter o que falar!!!"


A função do motorista é levar e trazer. Os ônibus são gratuitos para TODA a população que circula no local, ninguém que passa na roleta mostra identidade, ó. AH VÀA... ¬¬.. Já tava demorando.
Jen disse…
A pergunta do Grampola foi respondida pelo Luiz Pais.
Leinad disse…
Atualização 1: A Assessoria de Imprensa da UFRJ informou que os ônibus universitários são gratuitos para todos que circularem pelo Campus, sendo estudantes ou não, e que o serviço é terceirizado.”

É gratuito para todos!!!

você precisa pegar ônibus, utilizar o sistema publico de saúde e estudar em uma escola publica ai vc encontra o racismo e o preconceito velados em forma de má vontade, o problema é que ninguém reclama do medico com "ma vontade"
que atendeu sua mãe ou sua vó; a não ser que morra por um remédio errado ou um exame que ele achou melhor não pedir, ou por um professor com "má vontade" que passa metade do dia com seu filho chamando de burro quando na realidade deveria estar simplesmente ensinando, alias é exatamente isso que aprendeu quando se formou em uma dessas universidades publicas da qual eu, você, a mãe de alguém que morreu, ou o pai daquele garoto que esta na oitava serie e mau consegue ler ou escrever pagamos em forma de impostos.
Meu Deu nós pagamos para as pessoas no fazerem mau!!!

Não se trata de identificar-se ou não para evitar mau entendido, se trata de se identificar por ser negro.