A cobertura do apagão nos EUA pela velha mídia brasileira: pane elétrica!


Casal caminha pela ponte do Brooklyn durante a nevasca em Nova York KEITH BEDFORD / REUTERS

“Forte nevasca nos EUA deixa pelo menos sete mortos e causa panes de energia

O GLOBO / Agências

NOVA YORK – A nevasca que pode se tornar a maior da Costa Leste dos EUA nos últimos cem anos chegou com força na região, deixando pelo menos sete pessoas, quatro nos Estados Unidos e outras três no Canadá. Cerca de 700 mil residências e comércios sofrem com a falta de energia. Mais de 160 mil pessoas ficaram sem luz em Massachusetts, quase 200 mil em Rhode Island e 34 mil em Connecticut, de acordo com concessionárias locais. O fenomeno se intensificou no sábado e chegou a 76 centímetros de neve nas proximidades de Boston.

O número de voos cancelados na área, desde o início da nevasca, foi de mais de 5.300. Neste sábado, foram cerca de 2.000 voos, de acordo com o site FlightAware, que acompanha os atrasos. Dois aeroportos internacionais em Boston e Connecticut foram fechados devido às más condições.

A tempestade, com ventos que atingiram 120 km/h, despejou mais de meio metro de neve na área entre Boston e Nova York, lar de quase 25 milhões de pessoas.

De acordo com a Associated Press (AP), sete pessoas morreram desde sexta-feira nos Estados Unidos e no Canadá. Uma das mortes ocorreu em Poughkeepsie, Nova York, quando uma jovem perdeu o controle de seu carro, matando um homem de 74 anos que caminhava sobre a neve. Em Auburn, New Hampshire, um homem morreu ao perder o controle de seu veículo e bater contra uma árvore. Em Connecticut, uma mulher de 81 anos morreu após ser atropelada enquanto removia a neve de sua casa em Prospect.

Em Boston, no estado de Massachusetts, os bombeiros afirmaram que um menino de 11 anos morreu intoxicado por monóxido de carbono enquanto esperava dentro de um carro ligado por seu pai, que removia a neve com uma pá. O exaustor do carro estava coberto pela neve, o que fez com que a fumaça se concentrasse dentro do veículo.

No estado canadense de Ontário, uma mulher de 80 anos desmaiou e morreu enquanto removia a neve de sua casa. Dois homens também morreram em acidentes de carro.

Uma pane atingiu a usina nuclear de Plymouth, em Massachusetts, e fez com que a produção fosse automaticamente desligada e milhares de pessoas ficassem sem energia durante na noite de sexta-feira. Apesar do susto, não houve ameaça de vazamento, segundo autoridades.

O governador de Massachusetts, Deval Patrick, tomou a decisão incomum de proibir todos os carros das estradas do estado a partir de 16h de sexta-feira. Ele se juntou a seus vizinhos, Rhode Island e Connecticut, e declarou estado de emergência. Somente vias expressas, como a interestatal 93, que conecta Massachusetts, New Hampshire e Vermont, registraram circulação neste sábado.

Em Nova York, o prefeito Michael Bloomberg sugeriu que as pessoas relaxem em casa, cozinhando ou assistindo a um filme. Bloomberg disse que planejava recuperar o atraso em seu sono. “Eu acho que é justo dizer que nós tivemos muita sorte”, cjegou a declarar ao jornal The New York Times.

Apesar das previsões de piora, a maior parte dos voos saídos do Brasil ocorreu sem problemas. O voo 9117 da Gol decolou às 14h30m do aeroporto de Guarulhos rumo a Nova York. A TAM informou que dois voos atrasaram. Justamente os que sairiam de Nova York em direção a São Paulo. O de 19h48m passou para 23h30m e o de 19h30m para 22h30m.

A Delta manteve seu voos 121 (NY – Guarulhos) , que saiu às 7h55m do horário local; e 120 (Guarulhos – NY), previsto para às 22h20m em São Paulo.
A American Airlines, por sua vez, cancelou pela manhã o voo 967, que iria para Nova York às 11h20m, mas manteve os demais voos.

Na sexta-feira, após o anúncio da chegada do fenômeno, autoridades de várias cidades ordenaram o fechamento das escolas, americanos lotaram mercados e estocaram alimentos. As saídas de alguns trens foram suspensas e alguns trabalhadores não essenciais do governo foram mandados para casa.
Ainda no começo, a tempestade provocou um engavetamento de 19 veículos no sul do Maine, interrompendo o tráfego em uma rodovia interestadual ao norte de Portland. Não houve feridos em estado grave.

- As condições eram próximas das de uma névoa cerrada, uma espécie de prévia do que virá mais tarde – disse um porta-voz da polícia do Maine, Stephen McCausland.”

Comentários

Anônimo disse…
Constatação óbvia sobre esse artigo: ainda que tenha sido um apagão como você diz, o fato é que o ocorrido deveu-se a um fenômeno natural. Não trata-se da incompetência do governo americano em gerir o sistema elétrico do país, como é o caso do Brasil dominado pelos incompetentes do PT.
zejustino disse…
E por que os "incompetentes" dos ianques não previram no sistema a interferencia de fatores climáticos? Quase todo ano há geadas nos EEUU.

O "competente" anônimozinho (sempre anonimos esses proto-fascistas), perdeu uma boa oportunidade ficar recolhido na insignificância que caracteriza os boquirrotos que culpam o PT pelas mazelas criadas pelas "privadas" dos tucanos.
Marcel disse…
Caro Engº Zéjustino, como sábio conhecedor de tecnologia de sistema abastecimento deve saber que o que ocorre nesses casos e que devido ao frio extremo a congelamento de água nos fios elétricos, que devido ao aumento de peso decorrente acaba por romper interrompendo o fornecimento de luz. Como grande especialista sabe que não há tecnologia atualmente que possa precaver essa ocorrencia, sendo somente possivel reparar apos os danos causados pelo clima.

No Brasil e diferente os apagoes que temos são devido a falta de planejamento e investimento na produção/geração de energia que não consegue suprir a demanda.

Ou seja casos extermamentes diferentes.

Porém como pseudo intelectuazinho de esquerda é melhor propagandista de partido politico do que de conhecimento técnico.

Recolha-se ao mundinho ignorante do qual faz partes os analfabetos funcionais que sabem ler mas não entender um texto.

Poderia ter pesquisado antes para ser o motivo da queda de energia. Fica a dica. Trate de conhecer o tema por inteiro antes defecar vossa opiniao.

Ps.: privatização é outro assunto, que não dá pra discutir, mas quando for falar mostre numeros, quero ver o faturamento antes e depois dessa empresas, elas eram que nem a petrobras que tava com o preço da gasolina baixo porque a dilma pediu e so tomando prejuizo ate que pediu agua.
Marcel disse…
Para complementar nem vamos discutir, porque você nunca ira se basear em números e sim somente na fé chega da qual sofrem evangelicos, torcedores de futebol, e demais pessoas de baixo nivel cultural.

Mas de qualquer forma se for quero baseamento em numeros reais, oficiais, pega exemplo o faturamento da CST antes e depois de ser privatizada. SO para lembrar so tovamos prejuizo na epoca com ela sendo comandada pelo estado