“Já usada como ferramenta de campanha, a
internet diminuiu o poder da TV - enquanto o candidato apresenta seu plano de
governo, os eleitores estão falando ao celular e navegando no Facebook e no
Twitter
Acácia Lima, Brasil 247
Inegável fonte de informações,
entretenimento, divulgação e interatividade, as mídias sociais terão papel
fundamental nas eleições brasileiras de 2012. Já usada como ferramenta de
campanha, a internet diminuiu o poder da TV - enquanto o candidato apresenta
seu plano de governo, os eleitores estão falando ao celular e navegando no
Facebook e Twitter.
Utilizadas com extremo sucesso na campanha
de Barack Obama durante a corrida presidencial americana de 2008, as redes
sociais não só o aproximaram dos seus eleitores, como também foram
responsáveis por 47% do dinheiro arrecadado, só no Twitter.
Além do Facebook e Twitter, outro canal de
grande importância é o YouTube. Se na TV os candidatos controlam sua
imagem, no YouTube qualquer pessoa pode divulgar um pequeno vídeo feito com o
próprio celular. Aliás, esse será o grande desafio das próximas eleições: a
regulamentação das mídias sociais.
Segundo a ministra da Secretaria de
Comunicação da Presidência da República, Helena Chaves, durante a Conferência
Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados, "o
número de pessoas que lidam com as redes sociais é enorme e não há nada a ser
feito em termos de regulamentação por causa da liberdade de expressão. Esse é o
desafio porque há pessoas que entram na Justiça reclamando dos abusos que
destroem reputações".
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