Ela tem os olhos de um husky siberiano


Eberth Vêncio, Revista Bula

“Os Países Bálticos constituem uma região do nordeste da Europa cujos países integrantes são a Estônia, a Letônia e a Lituânia. Quem nasce na Estônia é estoniano; na Letônia, letoniano; na Lituânia, lituano, e em Cachorro Sentado-Go, cachorro sentado (ou cadela sentada). 
Não sou tão culto quanto se poderia presumir. Pesquisei algumas fontes, inclusive o Seu Damásio, professor estadual aposentado que carrega uma placa dependurada no seu sexagenário pescoço, em que vai escrito “compra-se ouro”. “Tô ralando mais agora do que quando riscava a lousa”, reclama o eterno professor. 

O preâmbulo geográfico é pertinente. O protesto contra a histórica desvalorização dos mestres, idem. Não desistam, meus caros. Leiam. 
Jotabê parece enxergar o mundo de ponta-cabeça. É o que diz o povo quando uma pessoa escapole dos padrões do “belo quadro social”. Mulheres diuturnamente expansivas, comunicativas e bem humoradas são taxadas como vulgares, idiotas. Faltam-lhes parafusos na cabeça, é o que dizem.

Outro exemplo de julgamento pelas aparências (um dos nossos mais corriqueiros defeitos): se um homem aprecia poesia, afirmam logo que é um tolo, sonhador ou efeminado (ou as três coisas juntas). Antes que os gays mais engajados cortem os seus pulsos com prestobarbas e me acusem de ser preconceituoso, garanto que não adjetivei com propósito depreciativo. Nem pra tentar fazer graça. Não sou um Rafinha Bastos. 

Naqueles casos em que o sujeito prefere vestir as mesmas roupas de sempre, aquelas com as quais se sente mais confortável, rotulam-no brega, démodé, feio. E se ele trata o seu carro como se ele fosse apenas um carro mesmo, ou seja, uma máquina sobre quatro rodas concebida para conduzi-lo pelas loucas ruas da cidade, muitos o criticam dizendo que precisa logo trocar “aquela lata velha”, aproveitar a redução do ipeí do Governo, comprar um veículo zero quilômetro com trio elétrico, ar condicionado, ér-bégui, trava nas portas e direção hidráulica. “Sofrer pra que, rapá? A vida é curta...”, é o que muitos apregoam ao justificar tanta sede de consumo. 

O prefeito da cidade onde eu moro tem investido bastante na construção de parques e jardins. Por outro lado, tem também sacrificado algumas praças, decepando-as ao meio para que o formigueiro catalisado de ônibus, carros e motos deslize pelas veias da cidade, desentupindo-as. Tinha uma praça no meio do caminho. No meio do caminho tinha uma praça. Rasguem-na, ora! 

Várias vezes, eu presencio motocicletas circulando pelas calçadas, serpenteando entre os transeuntes, alimentando o inferno do trânsito urbano. Do jeito que correm as coisas, já-já oficializam as calçadas como pistas. Afinal, carece manter o direito constitucional do ir e vir, desde que você não o faça a pé, nem de bicicleta. Jotabê não dirige automóvel. Sinto inveja dele. Não se entregue, companheiro! Não tire a habilitação!”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
Ainda existem bons pensadores vivos...Não se entregue companheiro..;)
Anônimo disse…
"O prefeito da cidade onde eu moro tem investido bastante na construção de parques e jardins. Por outro lado, tem também sacrificado algumas praças, decepando-as ao meio para que o formigueiro catalisado de ônibus, carros e motos deslize pelas veias da cidade, desentupindo-as. Tinha uma praça no meio do caminho. No meio do caminho tinha uma praça. Rasguem-na, ora!"

Isso tem cara de Londrina o.o