“Pesquisa do Instituto Ibope, divulgada
nesta quinta-feira, mostra que a internet se transforma, rapidamente, no maior
veículo de comunicação do país, depois da TV, na área política. Em 2000 eram
4,9 milhões os internautas no Brasil. Em 2010 foram 34,8 milhões. Em 2000 em
média os internautas acessavam sete horas por mês. Em 2010, em média, foram 32
horas por mês. Em 2010, 31% dos domicílios que tinham acesso à internet:
36% no Sudeste e 11% no Nordeste, sendo 90% na classe A, 24% na C e 3% na D/E.
Vinte e cinco por cento dos brasileiros
acima de 10 anos acessam a internet todos os dias. Destes, 38% para se
comunicar. 32% enviam\recebem e-mails. 30% mandam\recebem mensagens
instantâneas. Já 28% participam de redes sociais e 18% leem jornais e revistas,
enquanto 11% buscam informações sobre governo e 6% interagem com governo. Até
agora, 6% usam Twitter e 3% têm blogs (respostas múltiplas). Dos internautas 86%
acessam redes sociais (ou seja, 20% dos brasileiros de mais de 10 anos).
Nas eleições de 2010, a TV foi a principal
fonte de informação para 72% dos eleitores. Internet vem em segundo com 12%
(sendo 33% entre quem tem nível superior, 29% com renda acima de 5 salários
mínimos, e 21% entre 16 e 24 anos). Depois vem o rádio com 4%, jornais 3%,
conversas com amigos 2%. São 28% (em 2009 eram 24%), os que acessam a internet
diariamente, sendo 32% entre 16 e 24 anos, 47% os de nível superior e 66% em
cidades com mais de 100 mil habitantes.
Entre os internautas a disputa entre Dilma,
Serra e Marina foi mais acirrada durante a campanha sendo que em grande parte
do segundo turno, Serra esteve na frente, e Dilma recuperou no final, quando a
diferença foi a mesma do total. Nas buscas pelo Google, durante a campanha
eleitoral, o nome de Dilma era mais associado a temas polêmicos ou negativos
que Serra (em segundo), e Marina (em terceiro com mínimas citações negativas). A
ascensão de Marina, na parte final da eleição, se deveu exclusivamente ao voto evangélico.
Entre os evangélicos Marina empatou com Serra.”
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