“Plebiscito para a criação de Tapajós e Carajás dentro da área do Pará passou na Câmara; votação pode ocorrer em seis meses; se a divisão passar, mais políticos, mais mordomias, mais gastos administrativos
Rodolfo Borges, Brasil 247
O estado do Pará é grande. A segunda maior unidade federativa do país tem 1,24 milhão de quilômetros quadrados, área que, na opinião dos deputados federais Lira Maia (DEM-PA) e Giovanni Queiroz (PDT-PA) torna o estado ingovernável. É sob esse argumento que os parlamentares defenderam e conseguiram aprovar na Câmara um plebiscito para o desmembramento do Pará em três estados, a partir da criação de Carajás e Tapajós. O plebiscito sobre a criação de Carajás já seguiu para promulgação e o de Tapajós deve passar mais uma vez pelo Senado, porque sofreu alteração na Câmara. A ideia dos defensores da divisão é juntar as duas propostas em apenas um plebiscito, que deve ser realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará num período de até seis meses após a promulgação.
Se confirmada a divisão pela população local, Tapajós seria o maior dos três estados em questão, com 58% da atual área do Pará, 27 municípios e 1,3 milhão de habitantes, a oeste. Carajás, que ficaria com as porções sul e sudeste, teria 39 municípios (25% do território atual) e 1,6 milhão de habitantes. Ao Pará restariam 86 municípios onde se localizam atualmente 4,6 milhões de habitantes. A criação dos estados implicaria na instituição de mais duas estruturas governamentais no país, algo que no Brasil costuma custar mais do que o necessário. Mas os defensores da proposta repudiam qualquer possibilidade de aumento de gastos, pelo menos além do que as regiões envolvidas necessitem. O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) criticou o baixo quórum da sessão que aprovou os projetos.”
Matéria Completa, ::Aqui::
Comentários
chega de mais estados...
ta grande demais o brasil, tem q dar uma separada agora....
fikdik
Será mais deputados, acessores, senadores pra nossos impostos sustentarem!!!!
Estamos precisando é de menos politicos!
vcs nem sabem doq estão falando..
já foram pesquisar o quanto essa divisão vai aumentar a economia do estado?
a riqueza do pará está toda no sul, e por isso a capital, que fica no norte, nao eh a favor dessa divisão, pois iria diminuir consideravelmente a contribuição financeira do pará, que ficaria pro estado do carajás.
Agooora, se vcs não acham importante o crescimento dessa região, e querem distancia..como o fulaninho ali, não se metaam!
'--
TODOS A FAVOR DO ESTADO DO TAPAJÓS
Santarém-- Tapajós \o/
separem o sul do brasil por favor. e o resto q se foda!
P.S: odeio o Pará.. estado nojento!
E só lembrando, qm manda a energia q vcs usufruem aí no dito "sul" do país, somos nós, sem que vcs pagem o suficiente por isso. Isso quer dizer que quem tem dependencia de alguem aqui são vcs, seus bando de burro!
1 São Paulo ▲ 1.003.016.000
2 Rio de Janeiro ▲ 343.182.000
3 Minas Gerais ▲ 282.522.000
4 Rio Grande do Sul ▲ 199.499.000
5 Paraná ▲ 179.270.000
o Para parece na 13 posicao. Entao nao fala merda!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_PIB
Bem, o Pará realmente é um Estado rico, não precisa de ninguém, principalmente dos Estados do "sul" do país. Entretanto, essa riqueza, como no restante do país, nunca é bem distribuída. Aqui não é diferente. Seja por questões políticas ou outra coisa.
O Estado do Pará é bem grande, e suas riquezas são grande parte proveniente das regiões que querem se emancipar.
Neste ponto, é importante lembrar, pois vcs não estudam história da Amazônia e geografia da área, que o Estado do Pará sempre foi um Estado que acolheu pessoas do restantes do país, que migravam e ainda migram atrás de trabalho. Essa migração não é pequena, acreditem, é uma coisa absurda!! O sul e sudeste do Estado do Pará é povoado e controlado geralmente por pessoas quem não são paraenses, e quando são, são filhos de gente de fora.
Diante destas informações, saibam o por que querem dividir nosso Estado:
- as pessoas que detém grandes propriedades (fazendeiros), os diretores das grandes empresas (ex.: vale - mineradora), e até políticos, são todos de outras regiões do país, principalmente do sul e sudeste. Essas pessoas não tem compromisso com a região. Uma divisão, é obvio, diminuiria a área, "enriquecendo-a". Tais pessoas utilizam-se desses argumentos para apoiarem a tal divisão e, inclusive, convencer a população dessas regiões a apoiarem, porém, não relatam que seus REAIS interesses é enriquecer mais e mais, pois a riqueza que se concentraria naquela área não irá ser repassada ao restante da população. Acordem!! Vivemos num mundo capitalista. Todos querem se dar bem.
- O pessoal do Estado do Amazonas, não são todos, porém, existem muitos, possuem uma rixa antiga com o povo do nosso Estado. E alguns de nós com eles. Questões de quem é mais rico, metrópole da Amazônia, mais bonito, entre outras baboseiras que não se deve trazer a tona, pois não tem importância nenhuma. Então, algumas pessoas daquele Estado (AM), principalmente políticos, estão apoiando e incitando a divisão para verem diminuído, em todos os sentidos, o Estado do Pará, e assim, declararem o Amazonas o TODO poderoso da região norte. Baboseira, mas é a verdade.
Por hora é só.
Quando tiver mais tempo trago outros esclarecimentos a vcs. Espero muito que respeitem o povo daqui e o nosso Estado, pois respeitamos vcs, até demais. É só virem aqui e comprovarem.
Luciano Neves
Acredito que o Pará é um Estado que vem crescendo, mas uma divisão propocionaria um aceleramento neste desenvolvimento, porque, de fato, um "Estado Continental", como é o nosso, é de difícil administração por parte dos governates (sei que também está relacionado com o descomprometimento deles, mas isso é uma outra conversa)! Importante informar que a China e a Rússia, como fora afirmado anteriormente não são Estados, mas sim PAÍSES!!!!!! Assim como o Brasil, que se encontra em pleno desenvolvimento!!!! SENDO ASSIM, NÃO É POSSÍVEL FAZERMOS TAL COMPARAÇÃO!! MAIS UMA VEZ, PEÇO QUE NOS RESPEITEMOS, NÃO HÁ NECESSIDADE DE NOS OFENDERMOS!! VAMOS SER MAIS NACIONALISTAS!!
2º. Rio de Janeiro: 11,3%
3º. Minas Gerais: 9,3%
4º. Rio Grande do Sul: 6,6%
5º. Paraná: 5,9%
6º. Santa Catarina: 4,1%
7º. Bahia: 4%
8º. Distrito Federal: 3,9%
9º. Goiás: 2,5%
10º. Pernambuco: 2,3%
fote site do IBGE, entao o Para nao muda em nada, a energia que vem dai ?? qual energia ?? petróleo RJ, SP e ES, eletrica Foz do Iguaçu , MS, ahh sim deve ser carvao vegetal para fazermos churrasco, pq oleo de lamparina nao tem mais aqui nao só se for ai mesmo... até o gás natural vem da venezuela entao ai so produz o boi bumba que por sinal é um saco...aproveita pra ganahr dinheiro no processo contra o rafinha bastos que falou que so tem gente feia, e pelo video da reportagem ele so pode ser preso por falar a verdade...
esse rafinha bastos é um merda que pensa igual a ti. ninguem aqui precisa dele. me diz o que ele é? formado em que? é mais um que daqui a no maximo dois anos sumiu da tv e ninguem vai se lembrar. isso se ele conseguir durar todo esse tempo, pq infelizmente ainda há muitas pessoas iguais a ti, sem informação e sem nada na cabeça que acham esse cara o maximo.
em vez de te orgulhares das besteiras faladas por esse reporterzinho, sem instruçao nenhuma, pq nao procuras te orgulhar de alguem que fale coisas interessantes, baseados em estudos e com notavel respeito perante a sociedade?
talvez por estares no msm nivel dele.
em outra oportunidade ele diz que SP e RJ terão que sustentar mais um estado, porém, ele mesmo assume que esses estados dependem de foz do iguaçu, venezuela, minas gerais, entre outros..
que bom que ele sabe algumas coisas. fico realmente feliz, pois ele deve ter uma instruçao minima de 5 serie.
agora vou te dizer, já ouvistes falar em hidreletrica de tucurui? pois é, fica no Pará!! a energia de lá é usufruida por todo o estado, assim como fornecida ao nordeste, centro oeste e sudeste.
isso tanto é verdade que, há um interesse enorme por parte do governo federal e de grandes grupos empresariais na construção da hidreletrica de belo monte. esta pequena cidade, se não sabes, fica no Pará. e a energia que será gerada lá não será só pra nós usarmos, mas tbm pra fornecer pra vcs e pra empresas que se encontram aí no teu estado.
então, cala a boca, vai estudar e te informar a respeito do que acontece no teu país, inclusive, sobre novas fontes de energia, pois é tbm do dende daqui que estao fazendo o famoso biodisel, que o país inteiro utiliza.
te prepara pq lá vai estar no verão e ao contrario do que esse reporter sem conhecimento nenhum falou, vais ver mulheres lindas, do mesmo nivel das que existem no sul/sudeste, ou ate melhor. lá tu vais encontrar não só pessoas lindas como tbm boates e barracas que não deixam em nada a desejar com relação as de balneário cambori e outras. Ademais, vindo pra cá, vais ver que o estado nao é esse atraso todo que vcs pensam. Só te digo vem, confere, antes de reproduzir o que uma outra pessoa diz.
agora, se não tiveres dinheiro pra isso, tenta entrar nesses sites e vais ver que o que acabastes de dizer é uma besteira sem tamanho.
Como sempre voces do sudeste e sul não sabem diferenciar nada. ou será que não estudaram? haohaouhaououua
Bando de burros!!
E essa questão sobre a divisão ou nao do estado do Pará só diz respeito aquele povo de vontade soberana. a nós só resta aguardar.
abraços
Dizer que o estado é muito grande e, por isso, é ingovernável, mostra a incapacidade pública.