Chama a Polícia

Cláudio Lembo, Terra Magazine

“A democracia exige tolerância e compreensão. Tolerância para se conviver com o outro e compreensão para entender posições e formas de ver e viver o mundo.

A nossa sociedade sempre se dividiu entre aqueles que tudo podiam e aqueles a quem apenas cabia obedecer. É difícil para alguns compreender que os tempos mudaram.

A cada dia que passa, mais e mais avançam todos os segmentos sociais e de maneira mais sensível aqueles a quem, até pouco tempo, cabia apenas subordinar-se. Aceitar passivamente as ordens superiores.

Os costumes mudaram. Os velhos ensinamentos, aqueles que apontavam para um mundo extraterreno sempre que a dor e a fome atingiam a muitos, deixaram de conter substância. Perderam as raízes.

Os velhos curas - padres de aldeia ou de bairros - já não podem preservar um sermão de dominação. A sociedade se moveu e, dentro de um regime democrático reivindica. Exige. Quer.

Aqui e ali, ainda se notam traços de agressão social em muitos setores. A última campanha foi rica na apresentação deste grave sintoma.

Muitos demonstravam profunda adversidade a candidatos e partidos mais afinados com os interesses populares. Acreditavam que a vitória eleitoral destes poderia conduzir a situação de entropia.

Grave erro. Hoje, só pode levar a rupturas o esquecimento das reivindicações mínimas dos setores carentes. Aqueles que ainda não romperam o patamar da miséria extrema.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários