Diretor de Avatar diz que Belo Monte é problema internacional

Cineasta canadense vai levar discussão sobre Belo Monte ao Congresso americano

Sabrina Craide, Agência Brasil

O cineasta canadense James Cameron garantiu hoje (12) que vai conversar com congressistas dos Estados Unidos sobre as consequências para o meio ambiente da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). O diretor do filme Avatar participou de uma manifestação liderada por organizações sociais brasileiras contra a realização do leilão da usina, marcado para o dia 20 de abril.

Cameron explicou que os reservatórios das hidrelétricas inundam as florestas e geram gás metano, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que atinge todo o planeta. “Washington deve estar interessado, porque não é um problema apenas do Brasil, é um problema internacional”, ressaltou.

Segundo ele, todos os países devem ajudar a encontrar soluções socialmente responsáveis para resolver os problemas locais. “Está tudo conectado, estamos todos no mesmo planeta. Os ventos, as correntes marítimas e a atmosfera não respeitam as fronteiras dos países”, argumentou.

O diretor James Cameron também disse que poderá fazer um documentário sobre a Amazônia. “Quando eu fico muito envolvido em um assunto, tenho que expressar isso por meio de um filme ou documentário. Existe”

Comentários

Que tal o cineasta la nos congresso americano, avisar a eles que em ves da usina hidreletrica, o Brasil contruirar uma usina de atomica, para produção de energia,o que eles querem, Sr. Cameron menos não va se achando que vai resolver o problema ambiental do mundo sem começar pelo congresso americano.Os americanos são os mais póluidores do planeta e estão cagando para voce.
Enoque disse…
go home!