Esquerda é favorita nas eleições gerais do Uruguai

O Uruguai realiza neste domingo eleições presidenciais e para renovar o Congresso, nas quais o aspirante da coalizão governista de esquerda Frente Ampla, o ex-guerrilheiro José "Pepe" Mujica aparece como favorito, embora pesquisas antecipem a possibilidade de um segundo turno com o ex-presidente liberal Luis Lacalle (1990-95).

Vermelho.org / AFP

Mujica esteve 14 anos preso por sua participação na guerrilha. Para afastar desentendimentos, sobretudo no setor empresarial, escolheu como vice Anilo Astori, de perfil mais moderado.

Pesquisas divulgadas poucas horas antes do encerramento da campanha, à meia-noite de quinta-feira, anteciparam 45,5% a 46% dos votos para Mujica e entre 27% e 30% para Lacalle, aspirante do Partido Nacional (PN, centro-direita); no total, estão registrados 2.584.219 eleitores.

O candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, filho do ex-ditador Juan Bordaberry (1973-1976), receberia entre 13% e 14% dos votos, o candidato do Partido Independente Pablo Mieres entre 2% e 3%, enquanto os indecisos se situam entre 6% e 9%; os demais votos se dividem entre a Assembleia Popular (esquerda), e votos em branco e nulos.

Mujica e seu companheiro de chapa, o ex-ministro da Economia Astori, estabeleceram um pacto nacional para estimular políticas de Estado voltadas para a educação, a energia, o meio ambiente e a segurança pública.

O Partido Nacional, principal formação de oposição, se declarou disposto a um pacto nacional, mas criticou a proposta da FA a poucos dias das eleições.

O candidato a vice-presidente do PN, Jorge Larrañaga, disse que a iniciativa é "muito pouco crível, muito feita para a tribuna, muito próxima à instância eleitoral", mas destacou que o PN "está disposto a um pacto nacional".

Pedro Bordaberry, o candidato à presidência mais jovem da eleição de 25 de outubro, com 49 anos, representa uma renovação do tradicional Partido Colorado e uma mudança de geração no Uruguai, com projetos pragmáticos.

Nascido em Montevideu em 28 de abril de 1960, o advogado Bordaberry se afastou do exercício da profissão no início deste ano para se dedicar por inteiro à carreira política, que havia começado no início da década de 90.

Exerceu cargos nos ministérios da Indústria, Energia e Minérios, e de Turismo e Esporte, e ostentou a titularidade de ambas as pasta durante o governo colorado de Jorge Batlle (2000-2005).”
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários

Se dice que "hijo de tigre sale pintado", el Senhor Bordaberry tiene dibujado en su nombre y su trajectoria los tristes caminos recorridos por su padre. De nada sirve hacer creer que el irá a borrar ese pasado si se mantiene firme en los instrumentos que su padre manejó para hacer del pais un mero país de servicios; a no ser por la intervención del Frente en las elecciones de Montevideo y en el Govierno Nacional que coloco freno en el despojo que venia siendo objeto. Recuperar cuesta mucho mas que destruir. Por eso el pueblo uruguayo no ha de colocar ese tipo de governante nuevamente en el poder. Una pena que Lacalle aún no percibió que es hora de retirarse de la politica y sus seguidorfes, sodo-masoquistas, que es hora de dejar de votar en ese tipo de gente.