Notícias aterradoras da crise!

Caixa Econômica lucra 62% a mais em 2008

“A Caixa Econômica Federal teve lucro de R$ 3,9 bilhões em 2008, valor 62,3% superior em relação ao de 2007. As operações de crédito passaram de R$ 55,8 bilhões para R$ 80,1 bilhões de um ano para o outro.

A carteira habitacional apresentou saldo de R$ 45,1 bilhões, valor 38,8% maior do que o de 2007.”
Kelly Oliveira, Agência Brasil

--------------------------------------------------------
Shopping tira da gaveta planos de expansão

“A confiança do consumidor começa a voltar, depois de quatro meses de queda nesse índice, que serve também para balizar muitos planos das empresas do varejo. Depois das ações do governo federal, de tentar barrar uma queda bruta na economia, esse termômetro mais favorável começa a surtir efeito nos planos de investimentos de empresas como a capixaba Grupo Sá Cavalcante, que atua há 40 anos no mercado e possui negócios nos setores de shopping center, imobiliário, de alimentação e de comunicação. De acordo com Ilídio Salvador Ferreira Filho, diretor Institucional, a empresa mantém o plano de abrir três centros de compras em Guarulhos (SP), São Luís (MA) e Serra (ES) com aportes de R$ 330 milhões, dos quais quase 35% serão do caixa da companhia.”
Alexandre Melo, DCI
Matéria Completa, ::Aqui::

--------------------------------------------------------
Inadimplência dos consumidores cai 1,5% em janeiro

“A inadimplência dos consumidores registrou queda de 1,5% em janeiro na comparação com dezembro de 2008, apontou o Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física. Em relação a janeiro do ano passado, porém, a inadimplência mostrou alta de 12,7%.

Segundo a Serasa, trata-se praticamente do mesmo ritmo verificado entre dezembro de 2008 e dezembro de 2007 (aumento de 12,8%), "sinalizando estabilidade na evolução da inadimplência nestes últimos dois meses".

Outro dado divulgado hoje, mas pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), apontou que o nível de endividamento do paulistano caiu 7 pontos percentuais em fevereiro e atingiu o menor patamar desde o início da pesquisa, em 2004.”
Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui:

---------------------------------------------------------

Otimismo marca visão do consumidor mais pobre sobre futuro

“A expectativa positiva que as pessoas têm do futuro, mesmo passando por uma crise econômica, chama a atenção dos pesquisadores que avaliam o consumo popular . “O brasileiro é muito otimista. A gente sabe que não é o fim do mundo”, resume Marcelo Néri, lembrando as crises dos anos 80 e 90.

“Todo mundo vislumbra um futuro melhor para si e para seus filhos”, observa Cecília Russo, da Troiano Consultoria de Marcas. “As pessoas não imaginam que possam ficar em uma situação pior. Quanto mais recursos, há mais temor de que possa perder alguma coisa”. Cecília observa que a expectativa de mudar de vida também está por trás da decisão de comprar um computador ou tentar ingressar em uma faculdade privada.”
Gilberto Costa, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários