Jorge Hage considera leviano e irresponsável índice de corrupção da Transparência Internacional

“O estudo divulgado ontem pela Transparência Internacional que mede a percepção da população diante da corrupção em 180 países de todos os continentes foi criticado com veemência pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage. “Esses índices de percepção da Transparência Internacional merecem, para nós, tanta credibilidade quanto os índices de risco daqueles bancos de investimento – como o Lehman Brothers e o Merryl Lynch – que acabam de ir à falência. Ou seja, ninguém aqui leva mais isso a sério”, afirmou em nota.

“Eu
, de minha parte, considero simplesmente leviano e irresponsável esse tipo de ranqueamento que essa gente faz. Veja você que nem mesmo a sucursal brasileira da Transparência aceitou continuar se comprometendo com ela: lembram que a Transparência Brasil desligou-se da Internacional no ano passado?”, critica Hage.

De acordo com o ministro, a Transparência Internacional (TI) não conhece nada do Brasil, “nunca vem aqui, ignora completamente o que aqui se faz e fica dando palpite a distância, sem fazer nenhuma pesquisa real sobre corrupção nem sobre o combate à corrupção”. “O que eles dizem medir, e nem isso medem, pois o que fazem é uma salada de cálculos incoerentes a partir de medições de terceiros, de outras instituições, cada uma com seus próprios e diferentes critérios, são apenas percepções sobre corrupção”, argumenta.”
Leandro Kleber, Contas Abertas
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários