Bispo: STF pode criar retrocesso em reserva

"Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento da homologação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Em jogo, uma área contínua de 1,7 milhão de hectares. Para o bispo D. Erwin Kräutler, o STF pode criar um "retrocesso tremendo" caso altere o atual formato da reserva.(...)

- Se o Supremo entende que a homologação feita pelo presidente Lula não vale, então outras homologações feitas por este governo e governos anteriores não têm valor nenhum - alerta.

Terra Magazine - Qual a expectativa para o julgamento no STF?
D. Erwin - Nós simplesmente estamos torcendo para que o Supremo Tribunal Federal mantenha a homologação e não ceda a nenhuma campanha em favor da homologação de reserva em formato de ilhas para os índios.

O que pode acontecer, caso seja decidido por uma demarcação em formato de ilhas?
Eu nem falo de conflito, mas do precedente que isso constitui para todas as áreas indígenas. Isso escancara as portas para que qualquer área indígena homologada tenha um movimento que ponha em dúvida uma homologação feita há anos.”
Diego Salmen, Terra Magazine
Entrevista Completa, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
Com o devido respeito, deveriamos nos preocupar com os milhões de brasileiros que vivem na miséria absoluta nos grandes centros urbanos do Brasil, dizimados pelas drogas e pela violência, que não possuem sequer um metro quadrado de terra, e não insistirmos em entregar imensas áreas de terras a pequenos grupos de índios para segregá-los do restante do Brasil, para que os estrangeiros possam ali melhor orientá-los e semear ressentimos contra os demais brasileiros; alí parte dos "inocentes" índios já celebram cultos em língua inglesa, e estão dividios em várias etnias, religiões, parte são mestiços, com companheiros brancos, filhos comuns, como fica tudo isso? è possivel separar famílias compostas por índios, mestiços e não índios? Que situação é essa? Ond nós estamos vivendo, será que no Brasil? Será que uma demarcação gigantesca de terras visando a segreção de culturas é uma proposta honesta? O muro de Berlim caiu, o livre trânsito de pessoas e idéias não eleva a qualidade das civilizações? Deus criou o homem para que ele viva eternamente na idade da pedra? As possições sobre a demarcação de terras idigenas no Brasil precisam mudar. Antes já foi considerado que a terra era o centro do universo e que a escravidão do negro era legítima, estão possições ao seu tempo foram consideradas legítimas. Hoje, graças a Deus, percebese que posição de defesa de segregação de índios já não não é uma tese pacífica; todo a humanidade tem direito de evoluir para uma civiliação cada vez mais próxima dos ideais de nosso Criador.