O Caso Dantas e o habeas corpus da ONU

“Não se recusa a reconhecer o inegável: o crescimento do estado policial, que se tornou mais evidente com o neoliberalismo e a ruptura entre poder e política, minando as garantias sociais. No Brasil, a polícia forte para os fracos e fraca para os fortes sempre foi a regra, desde a Abolição! Desse lodo se nutre tanto a crônica policial jornalística quanto a música popular brasileira de Noel Rosa a Chico Buarque de Holanda. Portanto, tentar associar a investigação policial e a firme atuação judicial na apuração e condenação dos crimes do colarinho-branco à violação de direitos humanos, como sinal a pôr em risco as liberdades individuais do brasileiro comum, é mais um enxerto plantado pela razão cínica para ocultar o óbvio.

Seguramente, a abertura do disco rígido do computador do Sr. Dantas poderia fazer cair a República, mas no sentido profetizado por Raymundo Faoro e revelado numa entrevista ao jornalista Mino Carta: "No Brasil, a elite encaminhou as coisas para ser elite, desprezando o povo e assim pensa que se moderniza: desprezando ou não sabendo que a chamada modernização passa pela destruição dela própria. A única maneira de essa elite encontrar uma racionalidade é deixar de ser elite e tornar-se cidadã". (Isto É, Senhor, 22/01/1992).”
Márcia Novaes Guedes, Terra Magazine
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
e pior é que hoje sao os trabalhadores que querem ser elite e ficar acima da lei....
Anônimo disse…
O Estado policial abraçou o Mundo depois do ataque das Torres Gêmeas, uma imagem significativa deste estado: guardas londrinos armados com metralhadoras, antes só usavam cassetetes. No Brasil o “Estado Policial” só existia para os pobres, para Movimentos Sociais, para desajustados da “margem”, agora que a PF começou a pegar gente de BEM o alerta foi dado e as elites refratárias do País bufam em coro uníssono da indignação. O caso Daniel Dantas representa emblematicamente o comportamento das elites representado fielmente pela grande imprensa, publicou-se de tudo: algemas, camburão, grampos, relação advogado cliente, excesso da PF, brigas corporativas, governo, bancos, menos o principal: privatizações das Teles e a lavanderia geral que tomou (supostamente!) conta no setor, poucos veículo de comunicação ousaram nadar contra a corrente.
Anônimo disse…
não é de se estranhar, segundo um historiador o primeiro secretario de fazenda vindo para o BRASIL na época das capitanias foi o de um dezembargador pego em flagrante de corrupçãO EM PORTUGAL,e proximo a corte portuguesa recebeu como castigo este cargo na colonia.
Pede-se muito ao governo Lula.

Já não bastasse a unanimidade de nossa "imprensa", de nosso "TCU", de nosso "Congresso", de nosso "STJ" e ainda, de nosso "STF" durante as férias, momento propício e escolhido a dedo.

Pede-se muito ao ÚNICO governante que não possui um MP de verdade, aquela que faz viger.

A MP do Lula caduca, prescreve, morre!

A Imprensa, ahhh, a imprensa... onde, aqui, no Brasil?

Temos uma imprensa tão monotônica que prefiro ler Reuters e cancelar meus jornais e.. revistas.

Pede-se muito ao Lula.

Mas por pouco tempo mais.

O que é pedido, hoje, não será mais objeto de discussão em breve, muito breve.

Se for, não haverá som.

Se houver som será tão baixo que nem os animais da cidade o escutarão.

Mais um período mudo ..e surdo.. avizinha-se.

Pede-se muito, repito, ao Lula.

O Nordeste reconhecerá, ao menos.
"Seguramente, a abertura do disco rígido do computador do Sr. Dantas poderia fazer cair a República, mas no sentido profetizado por Raymundo Faoro e revelado numa entrevista ao jornalista Mino Carta.."

Não, não faria cair a República, como não fez acontecer nada na Itália, que continua a eleger e reeleger seu pior mandatário. Seus tribunais ou ignoram os processos até a prescrição ou lhe dão waivers de salvo-conduto.

O que os economistas, advogados, juízes, jornalistas (poucos) de boa-fé precisam entender é que o Barsil nunca será um Estado de Direito enquanto não democratizar seus meio de comunicação de massa.

Temos um Congresso submisso, escândalos abafados, Ministros presos e não julgados e o que se vê.. a culpa é do lula.

Que povo poderemos ver surgir???

Mal sabe o povo a que se obrigariam seus Prefeitos, seus Governadores.
A arrecadação de cada etapa do Executivo, suas obrigações, a educação, a saúde básica, a dengue.. qual o que... é do Lula.

Insistam, batam pernas, de nada diantará.

Vamos mudar o Judiciário!

Não mudarão!

Ou busquemos um Estado onde haja democracia nos meios de comunicação ou não teremos NADA.

Posso ter excelente equipamento de som, do mais caro, com 10.000 watts de potência, dolby, redução e ampliação e etc.

Minhas caixas de som definirão a qualidade de som que ouvirei.

Desculpe, digna Juíza, o buraco é mais embaixo.

Ministros do STJ presos por corrupção sem sequer passarem por julgamentos populares (já que judiciais..) e continuaremos a ver um país onde um crime banal toma as páginas dos jornais por mais de 60 dias.

E a culpa??

Claro, do Lula, que não cuida de nossa segurança.

Coitado, lembro-me de Jô Soares: sois rei????

Brasil, teu buraco ficou em Cachimbo.