Pazuello é assado vivo. mas Bolsonato também se queima

 

por Fernando Brito, Tijolaço -

Se há algum momento em que Eduardo Pazuello foi claro em sua passagem pelo Ministério da Saúde foi naquele vídeo onde, ao lado de Jair Bolsonaro, resumiu seu papel no cargo: “um manda, o outro obedece”.

Agora, quando o presidente tenta dar a aparência de um “cavalo-de-pau” em sua política negacionista no enfrentamento da pandemia, o obediente general é sangrado em praça pública.

Embora tenha todo o merecimento necessário a isso, a “execução” sem honras do ministro – e perder estes galões o atira, inapelavelmente, ao cadafalso judicial – é só a porta de entrada de uma nova temporada de problemas para Bolsonaro.

A cardiologista Ludhmilla Abrahão Hajjar – que tem o aval público do Centrão – tem, com certeza, bem claro o exemplo do sucessor de Luiz Mandetta, que tentou contemporizar a medicina com a estupidez de Jair Bolsonaro e acabou por deixar o ministério menos de um mês depois de assumir.

Suas afirmações sobre a ineficácia da cloroquina são públicas e fortes e estão expostas na entrevista que deu à Folha de S. Paulo, em abril do ano passado:

Tanto a cloroquina como a azitromicina podem induzir essa arritmia [cardíaca]. A associação das duas torna-se isso ainda mais possível.(…)Eu jamais adotaria hoje a cloroquina na forma leve, de forma preventiva, sem ter evidência cientifica. Eu não mudaria a prática clínica baseada só em experiência. Cloroquina não é vacina. Está sendo vista como salvadora, e não é.

Dificilmente, claro, a possível ministra vá desdizer-se para contemporizar com Bolsonaro, que ainda esta semana recorreu à “prova” empírica do uso da cloroquina nos funcionários do Planalto para reafirmar a crença que ele transformou em milhões de comprimidos que apodrecem nos armazéns do Ministério.

Mas Ludhmilla tem uma pedra no caminho maior que um comprimido de cloroquina: a sua live, gentil e simpática, com a ex-presidenta Dilma Rousseff, que está sendo reproduzida furiosamente nas redes pelos bolsonaristas.

Manda, portanto, a boa prudência que se guarde certo tempo antes de considerar sua escolha definitiva.

Até porque, nesta história de “um manda o outro obedece”, Jair Bolsonaro talvez não queira ficar com o segundo papel.

Ou ele vai sair fazendo “autocrítica” do que diz a sua possível ministra sobre a sua atuação na pandemia? Assista:




Comentários