Quem manda é ele; quem obedece é sabujo


 por Fernando Brito, Tijolaço -

Três dias atrás perguntei aqui se seria possível que qualquer pessoa poderia ingressar hoje no governo Bolsonaro sem ser, necessariamente, um sabujo do presidente transtornado.

Os fatos estão provando que é exatamente isso.

Horas depois de ter nomeado o sr. José Levi para ser o novo Advogado Geral da União, Jair Bolsonaro desautorizou a declaração do novo chefe da AGU de que não haveria recuso contra a liminar do ministro Alexandre de Moraes impedindo a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para dirigir a Polícia Federal.

“Quem manda sou eu e eu quero o Ramagem lá”

Levi, claro, tinha razões técnicas para não recorrer, a maior delas o fato de que a possibilidade de revogar a liminar é zero e, portanto, recorrer seria apenas colecionar mais uma derrota e um desgaste.

O erro do advogado está justamente aí. Bolsonaro não considera um desgaste, mas um fortalecimento ante sua matilha a manutenção do confronto com o STF, aquele que seus simpatizantes, com seu apoio, querem fechar.

Somente a sabujice impede – se é que impede – que esta gente que está entrando no governo entende que o objetivo de Bolsonaro é a hecatombe social, a crise institucional e a assunção de poderes autoritários.

Todos estão autorizados a pensar que estes que entram para se prestarem de bonecos do psicopata não são ingênuos, são cúmplices.

Comentários