Brasil enfrenta o risco de “idiocracia”, diz LeMonde


Artigo de Claire Gatinois, no LeMonde, fala do risco enfrentado pelo Brasil na atualidade: a idiocracia. A questão já está colocada na mesa há vários meses.

Jornal GGN

Artigo de Claire Gatinois, no LeMonde, fala do risco enfrentado pelo Brasil na atualidade: a idiocracia. A questão já está colocada na mesa há vários meses e, em 31 de maio, foi abordada pelo editorialista da Folha Hélio Schwartsman, intitulada “Bolsonaro é inteligente?”.

Na esteira, as preocupações com o nível intelectual de Jair Bolsonaro como chefe de Estado estão ligadas ao caos que ele mantém, alimentando-se de controvérsias triviais e vulgares nas redes sociais, castigando a cultura, as ciências sociais e humanas, cortando os orçamentos das universidades e mantendo uma obsessão acentuada pelos sujeitos fálicos, em detrimento do progresso de reformas cruciais.

No artigo, a menção ao fato de Jair Bolsonaro mencionou, perante um fã japonês, o fato de que, em casa, “tudo é pequeno”, fazendo um sinal explícito com a mão. Pouco antes, ele havia surpreendido o país postando um vídeo no Twitter de ‘golden shower’, pensando em denunciar a depravação do carnaval de rua. Recentemente, diz o artigo, o presidente brasileiro também elegeu a higiene do pênis como um problema de saúde pública, segundo ele, quase mil amputações do órgão sexual masculino.
Além disso, continua o artigo, o país fica surpreso com os repetidos ataques de seus filhos, Flavio, Eduardo ou Carlos, todos políticos, contra os militares presentes no governo, incluindo o vice-presidente, general Hamilton Mourão. Diante de uma oposição inexistente, continua, o presidente Bolsonaro está, de fato, alimentando a própria oposição, dando a impressão de explodir seu próprio mandato.

A articulista se chefe de Estado tem uma estratégia ponderada ou pode ser guiado pelos assuntos com os quais se confronta. Mas o país duvida e pesquisa do Datafolha de abril revelou que 39% dos brasileiros não achavam Bolsonaro muito inteligente. Na comparação, 24% deles pensaram isso do ex-presidente Lula, que abandonou a escola aos 10 anos de idade e 9% sobre Dilma Rousseff.

Por fim, o artigo menciona Olavo de Carvalho, como sendo o guru do chefe de estado, filósofo autodidata e pensador de extrema direita, que disse no Twitter, em 29 de maio, que existia a possibilidade de que a Terra era plana, provavelmente reforçará as ideias do chefe de Estado, deixando o Brasil prestes a embarcar na idiocracia. Idiocracia é uma referência ao título da comédia cult de ficção científica de Mike Judge, Idiocraty, que descreve uma sociedade movida pelo anti-intelectualismo, comercialismo e degradação ambiental.
Leia o artigo original aqui.

Comentários