Democracia em Vertigem já é lembrado para o Oscar


Filme da diretora Petra Costa, que trata da implosão da democracia no Brasil e da ascensão da extrema-direita como subproduto da Operação Lava Jato, já é citado por publicações especializadas como um potencial candidato ao Oscar

Do Brasil 247

– O jornalista Nelson de Sá aponta em sua coluna que "Democracia em Vertigem", da diretora Petra Costa, pode vir a ser um forte candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Confira, abaixo, um trecho, sobre a repercussão em publicações especializadas:


O filme “poderoso mostra a descida” do país até Jair Bolsonaro “e o desgaste de seu tecido democrático”, destacou o Guardian. No título do Vox, “traça a inclinação escorregadia da democracia até o governo autoritário”. Logo abaixo, “É um filme de terror”. A Variety, publicação de referência em Hollywood, afirmou no enunciado de sua resenha que o “documentário angustiado e montado com arte” apresenta um Brasil em “retrocesso sinistro na direção da extrema direita”. Tanto que o IndieWire, outro veículo da indústria, fez um primeiro levantamento das previsões para o Oscar de documentário e já o incluiu. O site descreve o filme como “um olhar assustador sobre os princípios de uma ditadura de extrema direita”.

 

Comentários