Golpe tucano perde Cunha, seu condutor. E agora?

"O que dirá o senador Aécio Neves (PSDB-MG) diante da queda do aliado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)? Qual será a posição de Paulinho da Força (SD-SP), que dizia estar disposto a se manter até o fim ao lado do presidente da Câmara? E Carlos Sampaio (PSDB-SP)? Os três são protagonistas do golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff, que pode levar o vice Michel Temer ao poder, e se associaram a Cunha com este fim; a tendência é que todos se afastem do antigo aliado e tentem emplacar um novo nome na presidência da Câmara, para tocar o processo de impeachment; a aposta mais provável é Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE); a única coisa certa é que não há mais impeachment sob a regência de Eduardo Cunha, alvo principal da Operação Catilinária, da PF

Brasil 247

O golpe parlamentar engendrado por partidos de oposição, como PSDB, DEM e Solidariedade, contra a presidente Dilma Rousseff sofreu um duro revés, nesta terça-feira 15, com a deflagração da Operação Catilinária, que teve como principal alvo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Investigado por corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, Cunha se aliou a políticos como Aécio Neves (PSDB-MG), Agripino Maia (DEM-RN), Paulinho da Força (SD-SP), Mendonça Filho (DEM-PE) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) para tentar emplacar um golpe contra a presidente Dilma Rousseff, travestido pela palavra "impeachment".

Como um processo de impeachment exige um crime de responsabilidade, inexistente no caso de Dilma, a trama PSDB-Cunha, que ainda poderá levar o vice-presidente Michel Temer ao poder, representa apenas um golpe parlamentar.

Depois desta terça-feira, no entanto, Cunha dificilmente resistirá na presidência da Câmara. Ele já é alvo de um processo no Conselho de Ética, que deve levar à sua cassação – o que só não ocorreu, ainda, em razão das medidas protelatórias.

O que se aguarda, para as próximas horas, são as manifestações dos aliados de Cunha no golpe, como Aécio, Sampaio, Paulinho e Mendonça Filho. Nenhum deles se pronunciou até agora.

O mais provável é que a oposição comece a articular um nome de consenso para a sucessão de Cunha e o mais provável é o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Como Cunha ajudou a esvaziar os protestos do último domingo, a oposição busca um nome limpo para levar adiante uma manobra suja: o golpe contra a democracia. A única certeza é que um impeachment conduzido por Cunha se tornou absolutamente inviável."

Comentários