Força-tarefa deixa claro que Lula é seu próximo alvo

"Ao batizar como "Passe Livre" a fase da Lava Jato que levou à prisão o pecuarista José Carlos Bumlai, a força-tarefa que conduz a Operação Lava Jato fez uma associação direta com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que o nome da operação se deve ao suposto livre trânsito que Bumlai teria tido no gabinete presidencial durante a era Lula; no fim de semana, o procurador Carlos Fernando Lima já dizia, em entrevista, que a Lava Jato poderia chegar a Lula; "O ex-presidente era o responsável pelo governo. Não estou dizendo com isso que as investigações chegarão a Lula. A Lava Jato não investiga pessoas, investiga fatos. Se a Lava Jato chegar ao ex-presidente, vai chegar com uma acusação sólida, com uma denúncia apresentada pelo Ministério Público baseada em fatos concretos, comprovados"

Brasil 247

Ao que tudo indica, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá ser o próximo alvo da Operação Lava Jato. Prova disso foi o nome escolhido pela força-tarefa curitibana para nomear a vigésima-primeira fase da operação, que, nesta terça-feira, prendeu o pecuarista José Carlos Bumlai.

Ao batizar como "Passe Livre" esta nova fase, a força-tarefa fez uma associação direta com o ex-presidente Lula, uma vez que o nome da operação se deve ao suposto livre trânsito que Bumlai teria tido no gabinete presidencial durante a era Lula.

No fim de semana, o procurador Carlos Fernando Lima já dizia, em entrevista, que a Lava Jato poderia chegar a Lula. "O ex-presidente era o responsável pelo governo. Não estou dizendo com isso que as investigações chegarão a Lula. A Lava Jato não investiga pessoas, investiga fatos. Se a Lava Jato chegar ao ex-presidente, vai chegar com uma acusação sólida, com uma denúncia apresentada pelo Ministério Público baseada em fatos concretos, comprovados", afirmou (leia mais aqui).

A entrevista, publicada em Veja, foi editada ao lado de um organograma em que Lula seria "o chefe" ainda não atingido pela investigação conduzida no Paraná.
Na semana passada, o ex-presidente foi citado pelo delator Salim Schahin, do grupo Schahin Engenharia, que disse ter emprestado R$ 12 milhões ao pecuarista José Carlos Bumlai para tentar o apoio do ex-presidente em negócios na Petrobras.

Bumlai questionou o teor da delação e Lula decidiu não comentar.
Em artigo publicado neste fim de semana, o jornalista Luis Nassif afirmou que Lula já foi condenado pela Lava Jato (leia aqui)"

Comentários