Globo estica JN contra “Os Dez Mandamentos”


"Novela da Record faz sucesso e obriga emissora dos Marinho a tomar medidas drásticas contra a vertiginosa perda de audiência no horário nobre da TV brasileira; na última quinta-feira, o Jornal Nacional foi esticado de 39 para 52 minutos para evitar choque de novelas no mesmo horário; rede do bispo Macedo ganha telespectadores no confronto direto entre os folhetins; na quinta, em São Paulo, o JN teve audiência de 23 pontos, “A Regra do Jogo” 28 e “Os Dez Mandamentos” 18

Brasil 247

Na tentativa de evitar acelerada perda de audiência para a Record, a Rede Globo de Televisão esticou o Jornal Nacional para além da duração de sua própria novela das nove, a recém estreada “A Regra do Jogo”. Segundo o colunista Mauricio Stycer, do Uol, a emissora do plim-plim está desesperada com o súbito sucesso do folhetim “Os Dez Mandamentos”, da rede do bispo Edir Macedo.

A ideia é confrontar o noticioso com a novela no mesmo horário, o que fez com que “A Regra do Jogo” fosse exibida, na última quinta-feira (3) às 21h50, atrasando todo o resto da programação noturna.O JN teve no dia duração de 52 minutos. Segundo Stycer, nos últimos três meses, a duração média do noticiário às quintas-feiras foi de 39 minutos.

“Fato raríssimo, talvez inédito, o noticiário foi tão longo que durou mais que a própria novela”, diz o blogueiro.

Citando dados do Ibope, ele afirma que, na quinta, em São Paulo, o Jornal Nacional teve audiência de 23 pontos, enquanto “A Regra do Jogo” marcou 28. Já “Os Dez Mandamentos” registrou 18 pontos (cada ponto equivale a 67 mil domicílios).

Pela primeira vez desde que está no ar, “Os Dez Mandamentos” ficou em primeiro lugar em Recife. Na quinta-feira, a novela bíblica, exibida entre 20h40 e 22h01, superou a programação da Globo por 22,5 a 18,7. Nos onze minutos em que as duas novelas estiveram no ar simultaneamente, “Os Dez Mandamentos” venceu por 24,7 a 17,3."

Comentários