Nova geração se informa sobre política na internet e não na TV, diz pesquisa


Da exame:

"Muitos acreditam que os jovens perderam o interesse na política. Uma pesquisa do Centro de Pesquisas Pew revelou que os millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1996) continuam buscando informações sobre o tema. Porém, para obtê-las, eles usam o Facebook em vez da TV.

ADVERTISEMENT
A pesquisa “Millennials e as Notícias Políticas” perguntou para os norte-americanos que fazem parte dessa geração (e têm acesso online) sobre seus hábitos de consumo de notícias.

Segundo o estudo do Pew, 61% dos jovens millennials leem notícias sobre política e governo no Facebook. Apenas 37% dos entrevistados obtêm informações sobre o assunto em canais de TV.

Já no caso dos Baby Boomers (indivíduos nascidos entre 1946 e 1964), a estatística teve um resultado inverso. Cerca de 60% deles leem, assistem ou ouvem notícias políticas em canais de TV, enquanto 39% recebem informações políticas no Facebook

 Tudo bem, os millennials estão realmente menos interessados em política, segundo a pesquisa. Além disso, eles estão menos familiarizados com fontes de notícias específicas.

Contudo, apesar dessa lacuna, os jovens da geração millennial consumem muitas notícias políticas no Facebook. Cerca de um quarto (24%) dos millennials que usam Facebook dizem que pelo menos metade dos posts em suas linhas do tempo são sobre política.

Enquanto isso, poucos adultos das gerações X (18%) e Baby Boomers (16%) veem publicações sobre política na rede social de Mark Zuckerberg.

“Os dados sugerem que as gerações mais jovens e mais velhas adotam maneiras diferentes para se manterem informadas sobre notícias políticas”, escreveram os autores Amy Mitchell, Jeffrey Gottfried e Katerina Eva Matsa em artigo no site do Centro de Pesquisas.

Eles ainda adicionaram que “essas diferenças terão um grande impacto nas eleições norte-americanas de 2016″.

Comentários