MBL parte para a provocação ao PT


"Manifestação de amanhã contra o Congresso do PT é faísca perigosa

 Tereza Cruvinel, Blog: Tereza Cruvinel

Até aqui, o chamado Movimento Brasil Livre co-patrocinou protestos, pediu o impeachment de Dilma, liderou marcha ao Congresso e atacou o PT, sempre revelando sua face de direita raivosa, preconceituosa e amiga da violência. Mas, até aqui, atuou dentro do cercado, em manifestações que reuniram o mesmo bloco ideológico de pessoas.  Com a manifestação de amanhã, na frente do Hotel Pestana, de Salvador, onde começará o V Congresso do PT, o movimento da jovem direita adentar o terreno adversário e acende uma faísca perigosa.

Ir cutucar os petistas em seu congresso é uma provocação. É chamar para a briga os militantes petistas que lá estarão, tentando encontrar remédios para suas feridas. O clima já terá componentes emocionais mesmo na ausência de provocadores. Se os liderados de Kim Kataguiri repetirem ali suas performances exaltadas, no melhor estilo neo-fascista,  estarão chamando os petistas para a reação e o confronto.

Revisitar a História faz bem. Em 1934, aconteceu na Praça da Sé, em São Paulo, o episódio que ficou conhecido como Revoada da Galinhas Verdes, um violento confronto entre comunistas e militantes da Frente Única Antifascista (FUA), contra os manifestantes da Ação Integralista Brasileira (AIB), os galinhas-verdes. Além dos muitos feridos, morreram seis guardas civis, um estudante e dois operários. Muitos outros confrontos entre comunistas e integralistas aconteceram naquele período de radicalização.

O PT vive seu inferno astral por muitas razões, não apenas por ter cometido erros. De tudo pode ser acusado mas não de ter violado as regras da convivência democrática.  Aceitou as derrotas eleitorais que sofreu, os condenados do mensalão sujeitaram-se à Justiça e estão cumprindo as penas.

Seus militantes – das autoridades apupadas em restaurantes aos filiados  xingados nas ruas, no trabalho  ou na família  –  têm enfrentado os ataques com estoicismo democrático.  Mas se o adversário for agredí-los lá, no maior encontro do partido, não sei não. Por mais que a direção tente serenar os ânimos, alguns poderão sempre se exaltar, derramando o copo de mágoas.
O governador Rui Costa deveria reforçar a segurança nas cercanias. E os deputados do DEM com quem Kataguiri tem encontros marcados em Salvador, também deviam jogar água fria no propósito claramente provocador."

Comentários