R$ 565 bilhões. Este é o valor dos impostos contestados junto ao CARF


"Se recebidos dispensariam o ajuste fiscal

Tereza Cruvinel, Blog: Tereza Cruvinel

Levantamento feito pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) constatou que mais de 120 mil processos tramitam no nebuloso CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) da Receita, contestando a cobrança de R$ 565 bilhões em impostos e multas. “Se o Governo fizer um Refis, dispensar multas e juros e der um desconto de 30% sobre o valor devido, ainda receberia o suficiente para evitar este doloroso ajuste fiscal”, diz o senador.

A Tabela abaixo mostra a distribuição dos processo de acordo com o valor dos impostos devidos.

Nota-se que o menor grupo composto por 780 processos, corresponde ao maior valor em impostos e multas que a União teriam que receber de grandes empresas,  somando mais de 357 bilhões de reais. Neste grupo estão os grandes clientes, que pagam propinas aos conselheiros para ter os valores anulados ou reduzidos.

“Este conselho foi criado para poupar os grandes conglomerados de pagar impostos”, diz Otto Alencar, membro da CPI do CARF, que será instalada pelo Senado ainda esta semana.

O recurso em tramitação até o estouro da Operação Zelotes, contestando o maior volume de impostos, é do Banco Santander, que queria se livrar de uma dívida de 3,3 bilhóes de reais. A Ford também tem um recurso volumoso, contra a cobrança de tributos da ordem de 1,7 bilhão de reais."

Comentários