Futebol pode ser vetor de democratização da mídia


"No momento em que o futebol brasileiro enfrenta sua maior crise e a Globo se vê enredada num megaescândalo de corrupção internacional, que envolve a compra dos direitos de transmissão de grandes torneios, 247 resgata uma proposta do jornalista Breno Altman para, ao mesmo tempo, renovar o esporte e democratizar a mídia; de acordo com o 'Plano Altman', o governo deve condicionar a renegociação das dívidas dos clubes à venda dos direitos de transmissão à TV Brasil; "Três coelhos estariam mortos com uma só cajadada: o principal monopólio eletrônico da comunicação seria enfraquecido, o pais passaria a ter uma televisão pública com recursos de monta e as entidades do futebol passam a ter como interlocutor um agente público", diz ele; além disso, o futebol ficaria livre de atravessadores, como J.Hawilla, e das transmissões de Galvão Bueno

Brasil 247

No momento em que o futebol brasileiro enfrenta sua maior crise e a Globo se vê enredada num megaescândalo de corrupção internacional, que envolve a compra dos direitos de transmissão de grandes torneios (saiba mais aqui), 247 resgata uma proposta do jornalista Breno Altman para, ao mesmo tempo, renovar o esporte e democratizar a mídia.

De acordo com o 'Plano Altman', o governo deve condicionar a renegociação das dívidas dos clubes à venda dos direitos de transmissão à TV Brasil. "Três coelhos estariam mortos com uma só cajadada: o principal monopólio eletrônico da comunicação seria enfraquecido, o pais passaria a ter uma televisão pública com recursos de monta e as entidades do futebol passam a ter como interlocutor um agente público", diz ele.

Confira a proposta:

RENOVAÇÃO DO FUTEBOL SÓ COM DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

A ideia é simples, de inspiração argentina.

1. O governo amplia o orçamento da TV Brasil, nossa ainda mirrada companhia pública de televisão, em 800 milhões de reais.

2. O governo negocia com os clubes e a CBF que somente haverá negociação da dívida fiscal se os direitos de transmissão de todas as séries do campeonato brasileiro de futebol e os jogos da seleção forem vendidos a TV Brasil.

3. O Ministerio das Comunicações, por portaria, obriga que a TV Brasil ocupe um dos quinze primeiros lugares do dial, tanto analógico quanto digital, em todas as cidades.

Três coelhos estariam mortos com uma só cajadada: o principal monopólio eletrônico da comunicação seria enfraquecido, aumentando a concorrência e a pluralidade; o pais passaria a ter uma televisão pública com recursos de monta, além de deter um extraordinário instrumento para alavancar tanto audiência quanto receita publicitária; as entidades do futebol passam a ter como interlocutor um agente público, não mais uma corporação privada com seus interesses meramente comerciais."

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