Cunha quer mudar Constituição para se reeleger


"Mudança proposta pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), para que possa se reeleger ao final do atual mandato, em 2017, beneficiaria também o presidente do Senado, Renan Calheiros; a PEC com esse objetivo foi derrotada por escassos cinco votos em 2004

Brasil 247

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, quer mudar a Constituição para que possa se reeleger ao final do atual mandato, em 2017, segundo o colunista Ilimar Franco. A mundança beneficiaria também o presidente do Senado, Renan Calheiros. A PEC com esse objetivo foi derrotada por escassos cinco votos em 2004.

Leia na nota de Ilimar sobre o assunto:

A emenda teve 303 votos em 2004

Hoje, a reeleição é permitida em Legislaturas diferentes. Com a aprovação da emenda, ela seria possível na mesma. Em 2004, o presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT), tentou aprovar PEC idêntica. Ela beneficiava o presidente do Senado, José Sarney. Só não foi aprovada porque o PMDB votou contra.

Faltaram apenas cinco votos. Dos 308 necessários, foram 303 a favor. Apenas 127 votaram contra, sendo 43 do PMDB, cuja bancada era de 78. Agora, dizem aliados, Cunha tem amplo apoio dos governistas e de sua sigla. Nesse caso, o PT deve pesar pouco. E tanto Cunha quanto Renan, com a postura “dois para lá, dois para cá”, podem pescar votos na oposição."

Nenhum comentário: