Pesquisa mostra que TV aberta perde aceleradamente público jovem


Notícias da tevê

"O público da TV aberta está envelhecendo aceleradamente. Há cinco anos, 29 de cada cem telespectadores tinham mais de 50 anos. Em março último, 37 já tinham ultrapassado essa idade. Na outra ponta, não para de perder público jovem. Em março de 2010, 32% dos telespectadores tinham de 4 a 24 anos.

Neste ano, eram apenas 24% nessa faixa etária. O público 25 a 49 anos manteve-se estável. Os dados são do Ibope, se referem a todo o mercado nacional e foram obtidos com exclusividade pelo Notícias da TV.

As pessoas com mais de 50 anos viraram o sustentáculo de um tipo de programa para o qual os críticos e educadores torcem o nariz. Das seis atrações mais vistas por senhores e senhoras, dois são telejornais sensacionalistas: o Brasil Urgente, de José Luiz Datena, na Band, e o Cidade Alerta, de Marcelo Rezende, da Record. Três programas da RedeTV! (Mega Senha, Luciana By Night e Operação de Risco) têm mais de 50% da audiência composta por pessoas com mais de 50 anos. O programa mais visto por idosos é o Jornal da Band. De cada cem telespectadores de Ricardo Boechat, 59 têm mais de 50 anos.

(…)

O público da Globo também envelheceu nos últimos cinco anos. A faixa dos maiores de 50 anos saltou de 29% em 2010 para 38%. O programa da emissora mais visto por esse público é um matinal dominical, o Pequenas Empresas Grandes Negócios. Em seguida, aparecem o Jornal Hoje, Bom Dia Brasil, Jornal Nacional e Globo Rural."

Comentários