Ed Motta polemiza ao criticar brasileiro “simplório”


"Ao anunciar sua turnê pela Europa, músico alertou que não falaria em português em seus shows – "o inglês é a língua universal" -, e definiu seu público de brasileiros fora do País como "um pessoal mais culto, informado", ao contrário da "turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode"; declaração arrogante provocou revolta e comentários preconceituosos e grosseiros dos brasileiros contra o artista

Brasil 247

O músico Ed Motta se envolveu em mais uma polêmica ao divulgar nesta quinta-feira 9 sua turnê pela Europa, texto pelo qual ele avisou aos fãs que não pretende falar em português – "o inglês é a língua universal", "o mundo inteiro fala inglês – e pediu para que brasileiros que fossem ao show não ficassem "berrando 'Manuel' (uma de suas músicas mais famosas) porque não tem".

"Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa, é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada, o negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time", escreve o artista, em sua página no Facebook.

O post causou revolta e, desde então, ele recebe mais críticas do que mensagens de apoio. Muitas mensagens são preconceituosas e grosseiras. Alguns o chamaram de "Ed Bosta" ou "nojento". "Ed, vai embora. Escolhe um país bacana da Europa e vai morar lá. Aguardo informações sobre o preconceito que você vai sofrer... Mas ah, isso vai servir pra você ser um pouco mais humilde", escreveu uma internauta.

"Espero que sua tour na Europa seja um sucesso (não será, afinal você não é um sucesso em canto nenhum) e que você possa ficar por lá por muito tempo, pra gente não ter de aguentar sua arrogância e empáfia elitista fantasiada de erudição, fruto de uma síndrome de vira latas do tamanho do seu ego", publicou outro usuário. Ed Motta respondeu ao comentário: ""Sucesso" cacete... Vc tá acostumado com forró e acha que o mundo da arte é feito de sucesso??? Coisa mais primária".

Leia abaixo a íntegra do texto de Ed Motta:

conforme venho avisando aqui nos últimos 3 anos, eu agradeço e fico honrado em ser prestigiado pela comunidade brasileira, mas é importante frisar, não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show... Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal, então pelo amor de Deus, não venha com um grupo de brasuca berrando "Manuel" porque não tem, e muito menos gritar "fala português Ed"... 

O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês. A divulgação da gravadora, dos promotores é maciça no mundo Europeu, e não na comunidade brasileira. Verdade seja dita, que meu público brasileiro de verdade na Europa, é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada, o negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time. Não gaste seu dinheiro, e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica, esse não é um show para matar a saudade do Brasil, esse é um show internacional. Que desagradável ter que toda vez dar explicações, e ter que escrever esse texto infame..."

Comentários