Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

"De todos os episódios bizarros de uma campanha eleitoral repleta de bizarrices, talvez a manifestação que a campanha de Aécio Neves está convocando para hoje (22) no Largo da Batata, em São Paulo, leve o troféu. Quem vai a manifestação convocada pelo PSDB?

Essas lideranças tucanas que arrastam milhões às ruas (modo ironia ligado) acreditam que podem reeditar manifestação como as de junho de 2013, só que em favor do candidato tucano.

Campanha tucana criou o movimento #VemPraRuadia22, que vem sendo organizado em redes sociais como Twitter e Facebook. Além disso, lideranças tucanas gravaram vídeos convocando manifestantes.

Até aí, morreu o Neves (metaforicamente, claro). Quem vota no PSDB e tem adesivo Aécio 45 em sua SUV zero quilômetro, deve comparecer. Daí a que dezenas de milhares compareçam, mesmo sendo em Sampa, vai uma distância grande.

Seja como for, a estreia do PSDB em grandes manifestações de rua tem um propagandista pouco usual: Fernando Henrique Cardoso gravou um vídeo convocando pessoas a irem à praça pública protestar contra Dilma e o PT.
Abaixo, o vídeo de convocação


.
Não deixa de ser uma estratégia de risco. Há cerca de uma semana, pesquisa Datafolha detectou que apoios de FHC e Marina Silva mais prejudicam do que ajudam Aécio. No caso do ex-presidente, isso se deve à sua enorme, enorme, enorme rejeição.

Então por que fizeram o tucano gravar em vídeo convocação para o protesto? Para esse vídeo ser difundido nos nichos da internet onde o tucano faz sucesso – alguns salões de ricaços das zonas Sul de São Paulo e Rio.

Daí a levar FHC a praça pública, com todo mundo vendo, vai uma bela distância. Ele foi escondido miseravelmente dos programas de Aécio tanto no primeiro quanto no segundo turnos justamente por sua imagem mais atrapalhar do que ajudar.

Não é por outra razão que, apesar da convocação do tucano ao reduto endinheirado que o aprova apesar de ele ter “ferrado” ricos e pobres quando governou, sua assessoria já mandou avisar que ele não vai à manifestação que convocou devido a “problemas de agenda.

Melhor assim, para Aécio. Os zumbis que possam eventualmente comparecer a uma manifestação da “massa cheirosa” podem ser tontos, mas não tanto. Se FHC aparecesse em uma manifestação pró Aécio este ficaria devendo votos na eleição de domingo."

Comentários