Datafolha: Vai ter segundo turno?

Altamiro Borges, Blog do Miro

"A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta terça-feira (30) deixa várias perguntas no ar. Vai ter segundo turno das eleições presidenciais? Em caso afirmativo, quem será o rival de Dilma Rousseff? Aécio Neves, que subiu meteóricos dois pontos percentuais, ou Marina Silva, que caiu dois pontos e segue derretendo? Pelos dados da sondagem, que sempre manipula a chamada margem de erro, a atual presidenta manteve 40% das intenções de voto. Já a candidata-carona do PSB aparece com 25% e o cambaleante tucano surge com 20%. A pesquisa mostra que a vantagem de Dilma Rousseff sobre a segunda colocada aumentou 15 pontos, na comparação com a sondagem anterior do mesmo instituto.

Já na simulação do segundo turno, a presidenta seria reeleita com 49% dos votos, contra 41% da ex-verde; diante do candidato do PSDB, a vitória da petista seria de 50% a 41%. O site UOL, que pertence ao mesmo grupo empresarial do Datafolha e da Folha e que não esconde a sua “posição oposicionista” – segundo definição de Judith Brito, executiva do conglomerado e ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) – noticiou o resultado da sondagem com uma leve, levíssima, esperança de que o tucano Aécio Neves ainda desbancará Marina Silva e disputará o segundo turno contra Dilma Rousseff. “A pesquisa mostra a tendência de acirramento da disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial”.

O site destaca que esta é quarta sondagem do instituto com “oscilação negativa de Marina e variação positiva de Aécio”. A diferença, que já foi de 20 pontos percentuais, agora seria de apenas cinco pontos. A torcida da famiglia Frias é evidente. O site nem cogita a hipótese da vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno – apesar das sondagens partidárias indicarem que a presidenta também tem sido favorecida pelo derretimento da candidatura de Marina Silva. Para o jornalão com “posição oposicionista” a vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno seria o pior dos mundos."

Comentários