Marina abocanha 70% dos eleitores de Aécio no 2º turno, diz pesquisa


Jornal GGN 

"Uma análise da pesquisa Datafolha feita imediatamente após a morte de Eduardo Campos mostra que em um eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB/Rede) contaria com apoio de 70% dos eleitores de Aécio Neves (PSDB).

No cenário em que Dilma disputa com Aécio o segundo turno, Marina consegue transferir ao tucano 54% dos votos. A pesquisa de opinião do Instituto apontou nesta segunda (18) que com Marina na corrida presidencial, cai o número de indecisos, brancos e nulos. Dessa forma, ela chega logo atrás de Dilma, com 21%. Aécio continua com 20% e a presidente, 36%.

Na simulação de segundo turno, pela primeira vez, Dilma aparece atrás de um concorrente. No caso, Marina venceria numericamente a petista por 47% a 43%. Como a margem de erro é de dois pontos, tecnicamente, elas estão empatadas. Contra Aécio, Dilma ampliou a vantagem no segundo turno para seis pontos.

Perfil do eleitor de Marina

Segundo o Datafolha, o eleitor de Marina Silva é jovem, bem escolarizado e mora em cidade grande. Na comparação com a média dos brasileiros, tem renda alta. Entre os que possuem ensino superior, a ex-ministra é favorita de 30%, um ponto a menos que Aécio, nove acima de Dilma. Entre os que possuem renda variando de 5 a 10 salário, Marina tem 29% do apoio, seu segundo melhor desempenho.

"Marina destaca-se ainda nas cidades grandes e entre aqueles que têm até 24 anos, grupo no qual marca 28%", aponta a Folha de S. Paulo. "Em vários segmentos Marina vence Dilma com folga. Entre os que têm ensino superior, por 65% a 24%. Entre os jovens, por 57% a 38%. A vantagem aumenta conforme crescem a renda e o porte do município. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes, Marina ganha por 55% a 35%", acrescenta.

O dilema de Aécio

Nos bastidores tucanos, a preocupação com a candidatura fulminante de Marina Silva é crescente, embora Aécio insista em dizer à imprensa que o desempenho dela nas pesquisas é previsível e que deve piorar a partir de setembro - quando o horário eleitoral fará mais efeito sobre as pesquisas de opinião.

Porém, a equipe do PSDB já vive um dilema: com Marina encostada em pontuação, Aécio terá de duelar diretamente com ela se quiser chegar ao segundo turno. Para isso, terá de afiar o discurso crítico. Mas não pode pegar pesado, pois pode ter de declarar apoio à ex-ministra em algum momento da corrida presidencial."

Comentários