Investigação em Minas: Aécio, quem cita é o juiz, não o promotor, uai!


Fernando Brito, Tijolaço

"Hoje, na Folha, ao tentar desqualificar a investigação aberta pelo Ministério Público sobre suspeitas de irregularidades em um convênio celebrado pelo governo mineiro para a realização do programa Poupança Jovem, que – embora só atinja 1% dos municípios mineiros – foi apresentado como sua “grande realização” nos programas de TV, Aécio Neves saiu-se com esta pérola:

“Tem de perguntar para o promotor, que abriu a investigação e nem fomos citados em relação a isso ainda. Temos que tomar muito cuidado com essas notícias que vêm em véspera de eleição. Eu faria uma primeira pergunta: alguém que abriu uma investigação em 2009 não citou o Estado até hoje”, afirmou o candidato.

Eu vou explicar ao inciente candidato, com toda a paciência:

Dr. Aécio, quem cita não é o Promotor, que abriu a investigação, quem cita é o Juiz.

O senhor deveria perguntar, então, porque é que o Judiciário não mandou citar, pois o caso é de uma ONG contratada sem licitação em sua gestão.

Não deve ser difícil o senhor obter informações, porque a Justiça mineira é gentil, tanto que lá se firmou a inédita decisão de conceder usucapião em terras públicas a uma empresa de sua propriedade, a Perfil Agropecuária e Florestal Ltda, que fica lá em Montezuma, um lugarejo de oito mil habitantes que, não obstante, ganhou uma pista alfaltada para jatinhos."

Comentários