Bombardeios em Gaza deixaram 392 crianças mortas e 2.502 feridas, segundo Unicef

A Unicef calcula que 370 mil crianças necessitarão de ajuda psicológica para superar o trauma dos ataques
"Para chefe da entidade, o futuro das crianças em Gaza é 'desalentador'. 'Ninguém deve se surpreender se algumas crianças palestinas tomarem um caminho mais extremo', diz

Redação, RBA

Os bombardeios do exército de Israel em Gaza deixaram 392 crianças mortas e 2.502 feridas, segundo a Unicef, que calcula em 370 mil o número de menores que necessitam urgentemente de ajuda psicológica.

"A ofensiva teve um impacto catastrófico e trágico nas crianças. Se levarmos em conta o que esses números representam para a população de Gaza, é como se tivessem morrido 200 mil crianças nos Estados Unidos", afirmou Pernille Ironside, chefe da Unicef em Gaza.

Ironside ressaltou que não há eletricidade e que os sistemas de água potável e saneamento não funcionam. Por isso, o perigo de doenças transmissíveis e de diarreia - que pode ser fatal em menores de cinco anos - é iminente.
"É preciso se levar em conta o tamanho da Faixa de Gaza, são 45 quilômetros de comprimento por 14 de largura. Não há uma só família que não tenha sido diretamente afetada por alguma perda", disse.

"A destruição é total. Usaram armamentos horríveis, que provocam terríveis amputações. E isso se passou na frente dos olhos das crianças, que viram morrer seus amigos e seus pais", afirmou a funcionária.

A Unicef  leva em conta que uma criança que tem sete anos já passou por três ofensivas, a de 2008-2009, a de 2012 e a de agora. "Imaginem o impacto que isso pode ter tanto nas crianças menores como nas que já entendem o que isso significa", disse Ironside.

"Há pessoas que não têm acesso à água há várias semanas. Já se detectaram problemas de pele e tememos que apareçam casos de diarreia, o que só levaria a mais mortes de crianças", lamentou.

Os bombardeios israelenses afetaram 142 escolas em Gaza, incluídas 89 da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA), enumerou Ironside, que lembrou os ataques diretos a três colégios da ONU.

A funcionária disse que serão necessárias "centenas e centenas de milhões de dólares" para reconstruir o que foi destruído duas vezes. "Quem pagará a fatura? De novo, a comunidade internacional, ou será a força ocupante que perpetrou a destruição?", questionou.

Para Ironside, o futuro das crianças em Gaza é "desalentador". "Ninguém deve se surpreender se algumas crianças palestinas tomarem um caminho mais extremo. É nossa responsabilidade evitar que isso ocorra", concluiu.

Retirada?

O Exército israelense anunciou nesta terça-feira (5) ter retirado todas as tropas da Faixa de Gaza. "Todas as nossas forças saíram de Gaza", disse o general Moti Almoz à Rádio Militar, depois de ter entrado em vigor, no início da manhã, um novo cessar-fogo de 72 horas, acertado na segunda-feira (4).
No dia 8 de julho, Israel deu início à operação militar “Margem Protetora”, com ataques aéreos para responder aos disparos de foguetes palestinos. Em 17 de julho, o exército israelense começou manobras terrestres para destruir a rede de túneis construída pelo movimento palestino Hamas. Mais de 1.850 palestinos morreram em 28 dias de ofensiva. Do lado israelense, morreram aproximadamente 60 pessoas."

Com informações da EFE e Agência Brasil

Comentários