Veritá aponta vitória de Pimentel no 1º turno em MG


"Levantamento feito pelo Instituto Veritá sobre a eleição para governador de Minas Gerais tem dados que podem ser comemorados por PT e PSDB; do lado petista, Fernando Pimentel venceria em primeiro turno, com 50,8% dos votos válidos, mas Pimenta da Veiga cresce quando tem seu nome associado ao tucano Aécio Neves; sucessão presidencial no Estado também revela que presidente Dilma Rousseff reduziu sua distância em relação a Aécio, de maio para julho, no segundo maior colégio eleitoral do País; enquanto o tucano tem agora 41% das intenções de voto, a petista marca 32%, o que representa 51% a 40% dos votos válidos; a distância é de 11 pontos, menor do que os 17 apontados em maio; briga boa

Brasil 247

Pesquisa feita pelo Instituto Veritá sobre a disputa pelo governo de Minas Gerais aponta vitória de Fernando Pimentel, do PT, no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, ele teria 50,8% dos votos válidos, contra 33,8% do tucano Pimenta da Veiga e 7,8% do socialista Tarcísio Delgado.

O levantamento também anima o PSDB porque Pimenta da Veiga cresceu quando associado ao candidato presidencial pelo PSDB, Aécio Neves. Ele diminuiu a distância do petista e cresceu três pontos percentuais, indo de 30,8% a 33,8% dos votos válidos, entre maio e julho. Num eventual segundo turno, haveria empate técnico.

O instituto também pesquisou a preferência do eleitorado mineiro sobre a sucessão presidencial. Se a eleição fosse hoje, o senador Aécio Neves venceria, mas a distância da presidente Dilma Rousseff entre maio e julho diminuiu consideravelmente.

Se há dois meses o tucano tinha 39% das intenções de voto, contra 25,7% da petista (o que nos votos válidos significa 53,8% a 35,4%), uma diferença de 17 pontos, agora a diferença é de 11 pontos, dado o crescimento de Dilma. Se as eleições fossem hoje, Aécio teria 41% contra 32,5% de Dilma em Minas (51% a 40% dos votos válidos).

Na simulação presidencial de segundo turno, a distância também é menor. Aécio registra atualmente 45,4% das intenções de voto, contra 34,7% da presidente (nos votos válidos, isso representa 56,7% contra 43,3%). Em maio, o tucano tinha 50,4%, contra 30,9% de Dilma (nos votos válidos, 62% contra 38%). A pesquisa foi realizada entre 21 e 25 de julho, com 3.077 entrevistados, e foi registrada no TSE."

Confira aqui o relatório de julho e aqui o relatório de maio.

Comentários