60% dos
entrevistados desconhecem que as
TV são uma
concessão pública,
mostra pesquisa / Agência Estado
|
“Pesquisa revela que 87% dos brasileiros
acreditam que a mídia representa os interesses dos próprios donos, dos que têm
mais dinheiro e dos político
Ricardo Galhardo, iG
Apenas 7,8% dos brasileiros acreditam que
os meios de comunicação defendem os interesses da maioria da população. A
conclusão é de um levantamento feito pela Mark Sistemas de Pesquisas a pedido
da Fundação Perseu Abramo, o braço acadêmico do PT.
Segundo a pesquisa, 34,9% dos entrevistados
acham que a mídia defende seus próprios donos, 31,5% acreditam que os meios de
comunicação estão do lado de quem tem mais dinheiro e outros 20,6% disseram que
os grandes veículos defendem os políticos.
A Mark, sob coordenação dos professores
Gustavo Venturi e Vilma Bokani, entrevistou 2.400 pessoas em 120 municípios de
pequeno, médio e grande porte. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
De acordo com a sondagem, apenas 21,9% dos
entrevistados concordam que a mídia noticia os fatos de maneira totalmente
imparcial, 27,9% pensam que os meios de comunicação só defendem os interesses
da elite e 18,6% acham que os jornalistas têm liberdade total para decidir o
que é publicado. Para 45% dos entrevistados a liberdade dos jornalistas é
parcial.
Ainda de acordo com o levantamento, a
internet hoje é tão acessível quanto os jornais impressos. As duas plataformas
estão presentes na vida de 43% dos entrevistados. A TV aberta continua na
liderança com 94% de presença e o rádio em segundo lugar com 79%. A TV por
assinatura é citada por 37% dos entrevistados e as revistas por 24%.
A pesquisa mostra que 29,8% das pessoas
buscam os jornais para se informar sobre assuntos locais e 22,6% para ler
notícias nacionais e internacionais. A situação se inverte quando a plataforma
é a internet, usada por 25,9% para saber de temas nacionais e internacionais e
por 22,5% para notícias locais.
O levantamento mostra ainda que a maioria
absoluta da população, 60%, desconhece o fato de que as TVs são fruto de
concessão pública e 49,5% acreditam que a programação é definida em parceria
entre empresários e governo.
Ao serem informados que a maior parte dos
meios de comunicação pertence a apenas 10 famílias, 39,8% consideram que isso é
ruim para o país e 22,7% acham bom. De acordo com a pesquisa da FPA, 71% dos
brasileiros defendem a criação de mais regras para regular a programação das
TVs.”
Comentários