Manifestante usa
camisa anti-Rede
Globo durante
protesto em junho
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“Dados da pesquisa “Democratização da
Mídia”, realizada pela Fundação Perseu Abramo e lançada na última semana,
comprovam que o povo já entendeu que uma mídia que dê mais vez e voz às camadas
populares é essencial para a democracia.
Paulo Victor Melo, Intervozes /
CartaCapital
Se enganou quem acreditava que os gritos de “o povo não é bobo, abaixo a
Rede Globo” ecoados em inúmeras manifestações por todo o país nos meses de
junho e julho significavam um descontentamento da população exclusivamente com
a emissora da família Marinho.
É fato que tanto a forma tendenciosa como a emissora cobriu as
manifestações quanto a divulgação pública (menos pela própria emissora do plim
plim) da dívida milionária da Globo com a Receita Federal contribuiram para
que, em meio a tantas reivindicações, o povo não deixasse de fora as críticas à
TV de maior audiência do país. Porém, mais do que uma relação única com a
Globo, as manifestações guardavam algo maior: uma insatisfação popular com a
ausência de diversidade e pluralismo na mídia brasileira. Guardavam, acima de
tudo, uma necessidade sentida pelo povo de regras claras que garantam maior
democracia no rádio e na televisão.
Se antes a mídia comercial criticava com acidez qualquer proposta de
regulação, afirmando ser “um desejo de alguns poucos que querem censurar a
imprensa”, agora não poderá fazer o mesmo.
Dados da pesquisa “Democratização da Mídia”, realizada pelo Núcleo de
Estudos e Opinião Pública da Fundação Perseu Abramo, lançada na última semana em São Paulo, comprovam: o
povo não é bobo e já entendeu que uma mídia que dê mais vez e voz às camadas
populares é essencial para a democracia. Aqui no Brasil, caminhamos e lutamos
para isso. Mas ainda ainda estamos distantes dessa realidade.
Vamos a alguns dados.
43% dos entrevistados pela Fundação Perseu Abramo afirmaram não se
reconhecer na TV e 25% se veem retratados negativamente. Ou seja, 75% não está
satisfeita como é (ou como não é) representada pela mídia brasileira. Esse
sentimento já havia sido traduzido pelo pernambucano Ivan Moraes, no cordel que
escreveu sobre a regulamentação da comunicação: “...Por que tudo é tão igual? Como
as pessoas não são...”.
Mas se o povo pode não se identificar na telinha, ele não é bobo mesmo. 60,7%
foram enfáticos: a televisão e o rádio privilegiam interesses dos empresários,
concedem mais espaço para os patrões que para os trabalhadores.
O povo também percebe que mulheres, negros e negras, nordestinos e
homossexuais são, comumente, desrespeitados na programação. 54% dos
entrevistados acreditam que conteúdos de violência ou humilhação de
homossexuais ou negros, por exemplo, não deveriam ter espaço na TV brasileira. 50%
também não admitem programas de “humor” que ridicularizam grupos socialmente
vulneráveis.
Diferente do que pensam os barões da mídia, o povo quer e sabe como
mudar tudo isso. 71% dos entrevistados não titubearam: é preciso uma melhor
regulamentação do rádio e da TV no Brasil. Regras mais claras, limites
estabelecidos e participação popular são alguns dos caminhos apontados.
A pesquisa entrevistou 2400 famílias, com pessoas de todas as idades,
raças, gêneros, sexualidades e regiões do país. Ouviu gente de 120 cidades,
desde metrópoles até zonas rurais e povoados de pequenos e médios municípios. Ou
seja, uma pesquisa tão séria e legítima quanto as divulgadas pela televisão
brasileira.
Por isso, não faz mal perguntar: Por que essa pesquisa, então, não foi
notícia nos principais telejornais do país? Continuam achando que somos
bobos...
A nós, que não somos bobos, cabe permanecer na luta. Afinal, como cantou
o músico Wado: “grita pra acontecer, urge de urgência. Sim, irá prevalecer a
reforma agrária do ar...”.
*Paulo Victor Melo é jornalista, membro do Conselho Diretor do
Intervozes e mestrando em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal de
Sergipe
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