“Faltam 14 anos para que os jornais
impressos desapareçam do mapa no Brasil; os dados fazem parte de um estudo da
consultoria americana Future Exploration Network; nos Estados Unidos, a morte
virá mais cedo, já em 2017, e a família Graham, que vendeu o Washington Post
para Jeff Bezos, da Amazon.com, talvez tenha pressentido o fim; o último país
do mundo a abolir os jornais, segundo o estudo, será a vizinha Argentina
Durante mais de 100 anos, a família Graham
comandou um jornal que se transformou num símbolo de influência e poder nos
Estados Unidos. O Washington Post, o jornal que derruba presidentes, era o
ícone maior da imprensa americana. No entanto, há duas semanas, os Graham
capitularam e venderam o Post por US$ 250 milhões para o bilionário Jeff Bezos,
da Amazon.
Depois disso, o maior jornal americano, o
New York Times passou a ser apontado como a "bola da vez". E seu
publisher, Arthur Sulzberger Jr., embora tenha negado a intenção de repassar o
controle, vendeu na semana passada um grande lote de ações pessoais. O motivo:
a cada dia, as empresas de mídia impressa valem menos. Sulzberger sabe disso
melhor do que ninguém porque vendeu o Boston Globe, que havia comprado por US$
1,1 bilhão, por apenas US$ 70 milhões.
Os jornais impressos estão morrendo nos
Estados Unidos – mais de 200 fecharam desde 2008 – e no mundo todo. Diante
dessa transformação estrutural, um estudo da consultoria Future Exploration
Network decidiu cravar a data para a morte das edições em papel em vários
países do mundo.
Nos Estados Unidos, o funeral está próximo
e ocorrerá já em 2017. Ou seja: dentro de quatro anos, não haverá mais edições
em papel no país. O negócio se tornará antieconômico. No Brasil, dentro de 14
anos, não haverá mais Folha, Globo e Estadão. Ao menos, nas versões em papel,
se o estudo estiver correto. O país que mais tarde se livrará dos jornais em
papel será a Argentina, onde a morte está prevista para 2039 – a pesquisa foi
feita levando em conta os hábitos de leitura de cada país e também a adesão às
novas tecnologias, como os tablets e smartphones, que se convertem, cada vez
mais, nas novas plataformas de leitura.
A morte dos jornais impressos não significa
que marcas tradicionais irão desaparecer. O britânico The Guardian avalia
encerrar suas edições em papel e circular apenas nos meios eletrônicos. O
Financial Times, que tem 350 mil assinantes online, diz que irá priorizar sua
plataforma com mais assinantes – e o meio online deve superar o papel já em
2013.
Depois da morte inevitável do papel, o
debate será travado entre publicações pagas, como a Folha, que institui seu
paywall, o muro de cobrança, e as gratuitas, como o 247. O argumento de quem
contesta os mecanismos de pagamento é simples. Se não há mais o custo
industrial, com a impressão, nem o de distribuição, por que o conteúdo deve ser
cobrado?”
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