As dúvidas sobre o episódio Serra-Siemens na CPTM

Luis Nassif, Luis Nassif Online

“Consultando os arquivos de jornais de 2008, percebe-se o seguinte:

1. A conversa entre José Serra e o executivo Nelson Branco Marchetti, da Siemens, ocorreu em setembro de 2008, em um congresso em Amsterdã. O caso em questão foi uma licitação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vencida pela espanhola CAF com a Siemens em segundo. A Siemens questionou na justiça e, segundo seu exeutivo, teria sido abordado por Serra e pelo Secretário de Transportes José Luiz Portella. Teriam lhe dito que, se a Siemens embargasse a licitação, não haveria outra e ninguém ganharia. Se parasse com a demanda, levaria 30% da encomenda.

2. Os arquivos da Folha, no entanto, falam de uma segunda compra de trens, anterior a esta. Sem licitação, a CPTM teria adquirido 40 trens da Alston. Houve questionamento do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Para dar legalidade à operação, a CPTM aceitou uma certidão emitida pelo Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, que tem entre seus associados a Siemens, Bombardier e a CAF. O diretor-executivo do Sindicato declarou à Folha, em reportagem de 10 de junho de 2008, que os concorrentes foram consultados, antes de emitir o atestado.
Ora, em toda investigação sobre formação de cartel, o primeiro alvo são os sindicatos e associações do setor. É lá que se fecham os acordos entre todos os competidores.

Segundo a reportagem, no entanto, o promotor Silvio Marques, do Ministério Público Estadual, não teria visto ilegalidade no laudo apresentado pelo sindicato. Com o questionamento do TCE, foi montada uma comissão de sindicância que não teria apurado nenhum prejuízo aos cofres públicos.
De qualquer forma, o episódio mostra que, na época, já havia indícios de conluio entre os fabricantes,

Na época, o Ministério Público Estadual já estava investigando compras sem llicitação do Metrô, que chegavam a R$ 700 milhões.

Pergunto a quem tiver informações:

1. São duas licitações distintas ou são a mesma?
2. Alguém saberia informar sobreeee o resultado final da segunda licitação, depois da abordagem de Serra ao executivo da Siemens?


Clique aqui para ler a reportagem da Folha de maio de 2008 sobre a compra sem licitação.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1006200818.htm

E clique aqui para as explicações da CPTM.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1006200819.htm

Comentários