Jandira Feghali atua em defesa da mídia independente e cobra soluções urgentes


Jandira Feghali é médica e deputada federal pela legenda do Partido Comunista do Brasil


“A deputada federal e presidenta da Comissão de Cultura da Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deu mais um passo na direção de fomentar o debate sobre formas alternativas de financiamento público para microempresários de comunicação. Junto de representantes de entidades ligadas às rádios, TVs e jornais comunitários, a parlamentar reuniu-se, no Rio de Janeiro, semana passada, com o Superintendente da Área Industrial, Mauricio Neves e a chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo, Luciane Gorgulho, ambos do BNDES, para discutir os possíveis tipos de investimento na área.


Segundo Feghali, é importante encontrar novos caminhos para que os recursos cheguem à mídia alternativa:

– As mídias comunitárias e livres são fundamentais sob a ótica da cultura, porque essa diversidade cultural brasileira precisa ter meios de difusão para a liberdade de pensamento, do conhecimento e de expressão – explicou a jornalistas.

A reunião com o banco é um desdobramento da audiência pública que a Comissão de Cultura da Cultura realizou em maio, em Brasília. Na época, representantes de empresas públicas de comunicação, como o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Nelson Breve e membros de rádios e TVs comunitárias, destacaram a importância de uma maior acessibilidade do segmento ao crédito e financiamento público e privado.

Por conta da demanda, o superintendente Mauricio Neves fez uma exposição sobre os produtos que auxiliam a área de comunicação a acordou como prioridade um estudo mais detalhado sobre a forma da criação de uma nova operação não reembolsável para o fomento das mídias livres e comunitárias.

Para isso, uma nova rodada de negociações está agendada para daqui a duas semanas, quando será divulgado o resultado da análise técnica do banco.
Também participaram da reunião no BNDES, Moyses Corrêa, secretário-geral da Associação Brasileira dos Canais Comunitários (ABCCOM), Gilberto de Souza, editor-chefe do diário independente Correio do Brasil e Theófilo Rodrigues, coordenador do Encontro de Blogueiros do Rio de Janeiro.”

Comentários