Hegemonia do PMDB ameaçada no Rio


Sondagem do partido mostra o deputado federal Anthony Garotinho (PR) com 25% a 27% da preferência do eleitor, Lindbergh Farias (PT) com 17% e  Luiz Fernando Pezão (PDMB) com 15%; já as pesquisas do PR apresentam Garotinho com 30% a 33% das intenções de voto, seguido pelo petista (19%), pelo senador do PRB Marcelo Crivella (14%) e então pelo peemedebista (10%)

Brasil 247 / Eio 247

A frente do governo do Estado, com Sérgio Cabral, e da prefeitura do Rio, com Eduardo Paes, o PMDB deve enfrentar um cenário bem distinto nas eleições de 2014.

O PDT sonda a possibilidade de o deputado federal Miro Teixeira entrar na disputa de 2014.

Atualmente, o partido perdeu seu maior aliado, o PT, com a insistência de lançar a candidatura do senador Lindbergh Farias.
Do lado da oposição, o ex-prefeito e agora vereador Cesar Maia (DEM) deve representar a aliança DEM/PSDB.

Mas o maior o maior temor do partido na briga pelos votos ao Palácio Guanabara ainda é o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR), face ao candidato peemedebista, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, pouco conhecido do eleitor.

Segundo Garotinho, pesquisas do PMDB mostram sua candidatura com 25% a 27% da preferência do eleitor, Lindbergh com 17% e Pezão com 15%. Já as sondagens do PR apresentam Garotinho com 30% a 33% da preferência do eleitorado, seguido por Lindbergh (19%), o senador do PRB Marcelo Crivella (14%) e Pezão (10%).

Em entrevista ao Valor, o ex-governador diz que ainda não decidiu se fará campanha junto à base aliada do governo federal ou buscará o apoio de partidos da oposição, uma decisão que o PR deixará a cargo das direções estaduais. Garotinho não promete fidelidade à presidente Dilma Rousseff e afirma que sua candidatura tem sinergia tanto com o PT quanto com o PSDB.

"Não temos nenhum compromisso de apoiar a presidente Dilma no Rio de Janeiro. O nosso compromisso com ela foi nacional", afirma. "Não estou dizendo que não serei [candidato da base], mas, no Rio, o compromisso que eu poderei ter com ela vai depender do compromisso que ela poderá ter ou não comigo"

Comentários