Durante convenção, tucanos chamam PT de 'autoritário' e Lula de 'canalha'


Senador Aécio Neves discursa na convenção
do PSDB / ©Sérgio Lima/Folhapress

Encontro em Brasília ratificou nome de Aécio Neves como presidente nacional da sigla, mas José Serra ainda é obstáculo para candidatura do senador em 2014


Discursos contra o PT, contra o governo da presidenta Dilma Rousseff e contra a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dominaram a convenção nacional do PSDB que ocorreu hoje (18) em Brasília e ratificou o nome do senador Aécio Neves (MG) como presidente da sigla.

Aécio, potencial candidato tucano à presidência da República em 2014, assumiu a tarefa de atacar o governo Dilma, que tem a aprovação de mais 70% dos brasileiros.

Ele classificou o baixo crescimento do PIB nos últimos anos, em meio à crise econômica internacional, de “ridículo, irrisório e vexatório”, e criticou a “inflação saindo de controle e as obras inacabadas e estagnadas". Afirmou ainda que a gestão petista, que tirou mais de 30 milhões de pessoas da miséria, "se conforma com a administração diária da pobreza”.

Contra Lula, o mais exaltado foi o governador de Goiás, Marconi Perillo, flagrado em duas operações da Polícia Federal em transações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O conteúdo as investigações veio a público no ano passado. Perillo chamou Lula de “canalha”.

“Nunca foi tão difícil ser oposição ao maior canalha deste país. Um dia eu alertei esse canalha que no governo dele havia mesada para comprar deputados e, desde então, fui escolhido ao lado de José Agripino, Arthur Virgílio e Tasso Jereissati como os seus adversários maiores", bradou.

Os principais ataques ao PT vieram do ex-governador José Serra e de um de seus principais aliados, o deputado federal Carlos Sampaio (SP).
Depois de Sampaio dizer, aos berros, que na convenção tucana não havia “mensaleiros”, Serra afirmou que o PSDB tem “a missão de defender a democracia da sanha autoritária” petista.

Disputa interna

Apesar de Aécio assumir a presidência do partido em clima pré-eleitoral, as lideranças tucanas evitaram cravar seu nome como candidato em 2014. O principal obstáculo para a definição antecipada continua sendo José Serra, que não esconde o desejo de continuar controlando o partido e de concorrer novamente.

Serra perdeu para Dilma em 2010 e desgastou-se ainda mais no PSDB após ser derrotado também por Fernando Haddad (PT) na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2012.

Em uma tentativa de contornar a falta de unidade, Aécio negociou cargos importantes na nova direção. O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (SP), ligado a Serra, foi escolhido para a Secretaria Geral. E o ex-governador Alberto Goldman, também serrista, deve continuar na vice-presidência.

Isso não foi suficiente, porém, para que Serra e Aécio chegassem juntos ao evento de hoje, contrariando as expectativas das forças que buscam o apaziguamento interno.

Durante seu discurso, Serra disse que irá trabalhar pela unidade tucana “com os olhos em 2014”.

Comentários

zejustino disse…
Quem chamou o Lula de "canalha" foi o vagabundo que governou o Estado de MG nos botequins do Rio? Foi o moleque que dirigiu bêbado, foi apanhado pela Polícia e se recusou a fazer o teste do bafômetro? É o corrupto que passou de ex-funcionário da PRODEMGE para multimilionário depois de virar governador dos botecos? CHEIRA muito mal o discurso abestalhado do molequinho do Rio.
zejustino disse…
Ou foi o capanga do WATERFALLS? Isto é, um dos membros do crime organizado em Goiás. É aquele moleque que reservou uma sala de aula -apenas para ele e a esposa- de uma faculdade de direito de fim-de-semana para se diplomar doutor em apenas um ano? Então é justamente este o moleque apanhado pela PF em escutas e "empréstimo" de mansão do Waterfalls.

Enfim, os moleques tem bico grande, penas vistosas e pertencem à massa que cheira, digo, cheirosa.
Anônimo disse…
MAGNATAS!! NÃO É O PT Q QUER A DITADURA! É O POVO!! NÓS DO PT SERVIMOS AO POVO, O QUAL CANSOU DE SER MISERÁVEL ENQUANTO O BRASIL É O 4° PAÍS MAIS RICO DO MUNDO!! ESTAMOS SERVINDO AO POVO QUANDO IMPLANTARMOS A DITADURA DO PROLETARIADO. NÓS NÃO RESPEITAMOS A CONSTITUIÇÃO POR QUE ELA FOI ESCRITA PELA ELITE! NEM RESPEITAREMOS A PROPRIEDADE PRIVADA ENQUANTO HOUVER PESSOAS SEM TERRAS! TUDO É DE TODOS! O POVO QUER A DITADURA SOCIALISTA E NÓS (DO POVO, PELO POVO, COM O POVO) IREMOS IMPLANTÁ-LA, SE VOCÊ APOIA O PT, COMPARTILHE O VIDEO "SOCIALISMO PETISTA" DISTRIBUÍDO AOS MILITANTES DO PT: https://www.youtube.com/watch?v=RnCU7dbFL_8

FINALMENTE ESTÁ CHEGANDO A HORA QUE TANTO ESPERÁVAMOS!!
http://www.youtube.com/watch?v=qcE_u1oXy0s