PT é o partido mais admirado


Partido do ex-presidente Lula é admirado por 34,3%, bem a frente do PSDB, o segundo, com 7,3%


“A despeito da condenação de alguns de seus quadros políticos envolvidos no chamado caso do mensalão, o PT é o partido mais admirado pelos recifenses. Na pesquisa espontânea, diante da pergunta “qual o partido político que você mais admira”, a legenda da presidente Dilma foi citada por 34,3% dos entrevistados, uma liderança com folga frente ao segundo colocado, o PSDB (7,3%). Por sinal, o segundo percentual mais alto nesta pesquisa espontânea não coube a um partido, mas ao índice de pessoas que disseram não admirar nenhum partido: 23,7%.

Em 2012, o eleitorado do Recife ajudou a tirar a sigla da prefeitura, substituindo-a pelo PSB. O partido do governador Eduardo Campos, no entanto, apareceu apenas em quarto lugar, lembrado apenas por 6% dos entrevistados na sondagem.

O cientista político Roberto Santos atribui a preferência pelo selo petista ao que chama de “fenômeno Lula”. O ex-presidente, segundo ele, conseguiu transferir parte de sua popularidade para o partido. “A história do PT é a história de Lula. Ele foi um dos poucos políticos que conseguiu se destacar pessoalmente, mas sempre atrelado ao partido. Lula fortaleceu a legenda”, pontua.

Apesar da larga repercussão do caso mensalão, o PT não capitalizou o ônus do escândalo na mesma proporção, na opinião de Santos. O desgaste foi de caráter personalizado e se restringiu aos atingidos pelas denúncias. A questão da personalização da política também serve para explicar o fato de o partido do governador, que desfruta de altos índices de popularidade no Estado, aparecer em quarto lugar na pesquisa. Isso porque, ao contrário de Lula, o socialista ainda não conseguiu fazer com que sua aprovação pessoal reverbere na imagem da sigla.

O PMDB, partido que tem ligação histórica com a cidade, foi apontado como o terceiro partido mais admirado pelos recifenses, com 6,4%. O PV, antigo partido de Marina Silva, recebeu 3,7% das menções ficando em quinto, enquanto o PTB, do senador Armando Monteiro Neto, ficou em sexto lugar, com 1,8%.”

Comentários