Lula declara, em vídeo, apoio a Maduro


Ex-presidente brasileiro lembra em depoimento seu estreito contato com o ex-chanceler de Chávez durante seu governo e diz: “Maduro presidente é a Venezuela que Chávez sonhou”

Brasil247 / Opera Mundi

“Maduro presidente é a Venezuela que Chávez sonhou”. É com essa frase que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclui vídeo em apoio ao candidato à Presidência da Venezuela, Nicolás Maduro. Ao longo do depoimento, obtido com exclusividade por Opera Mundi e divulgado nesta segunda-feira (01/04), Lula lembra o estreito contato com o ex-chanceler durante seu governo no Brasil e aposta que a vitória na eleição – marcada para 14 de abril – significaria a continuidade do projeto pensado por Hugo Chávez para a Venezuela.

Lula não poupou elogios à atuação de Maduro como ministro das Relações Exteriores, cargo que ocupou por seis anos. “Maduro se destacou brilhantemente na luta para projetar a Venezuela no mundo e na construção de uma América Latina mais democrática e solidária”, afirma, para depois recordar a participação do hoje presidente interino na construção da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

O ex-presidente brasileiro relata que “Chávez e Maduro tinham as mesmas concepções em relação aos desafios que a Venezuela tinha pela frente”, como a dependência do petróleo e a baixa industrialização do país. “Daí a importância que deram e que Maduro dá à necessidade de industrializar o país e de desenvolver sua agricultura. Demos passos conjuntos nessa direção e estou seguro que Maduro como presidente será capaz de realizar essa meta de Chávez.”

Em seguida, Lula faz uma ressalva: “a decisão de escolher um novo presidente caberá exclusivamente ao povo venezuelano. Não quero interferir em um assunto interno da Venezuela”, diz, justificando-se que o depoimento precisava ser dado “em nome do futuro desse país tão querido do povo brasileiro”.

Depoimentos em vídeo

A eleição presidencial venezuelana será disputada entre Maduro e o candidato da aliança opositora MUD (Mesa de Unidade Democrática), Henrique Capriles, rival do falecido presidente no pleito passado, realizado em 7 de outubro de 2012.

Pouco antes da votação, Lula também divulgou vídeo no qual declarava apoio a Chávez, em vídeo transmitido na cerimônia de encerramento do Foro de São Paulo, em Caracas. “Chávez, conte comigo, conte com o PT (Partido dos Trabalhadores), conte com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Sua vitória será nossa vitória”, afirmou Lula na ocasião.

O ex-presidente brasileiro preparou outro depoimento em vídeo à Venezuela um dia após a morte de Chávez. Na gravação, Lula fala sobre a convivência com o presidente e classifica sua morte como uma “perda irreparável”. “Chávez sabia, e sabia com muita força, que a razão para ele estar no governo era fazer com que o povo pobre da Venezuela se sentisse orgulhoso, que passasse a ter direitos”.

Comentários