Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania
“Ouso dizer que se de repente a Globo
simplesmente evaporasse da face da Terra, nem os outros braços do aparato
político-ideológico-midiático que a organização multimídia da família Marinho
lidera iriam chorar por seu sumiço; comemorariam com fogos de artifício
A parcela da sociedade política e
ideologicamente alinhada aos governos progressistas que há uma década vêm
conseguindo manter o poder contra essa máquina midiática, vem cometendo um erro
de avaliação sobre o que convencionou chamar de “grande mídia”.
Hoje, no Brasil, há um só grupo de mídia
que, nadando contra a corrente que arrasta outros grandes grupos, vem obtendo
lucros estratosféricos, crescendo e se solidificando a cada ano: as
Organizações Globo.
É um fenômeno impressionante. De 2002 a 2012, a Globo perdeu 22% de
sua audiência em rede nacional. Em 2002, no Painel Nacional de Televisão (PNT),
a média diária da emissora, entre 7h à 0h, era de 22,2 pontos. De janeiro a
agosto de 2012, a
média diária foi de 17,4 pontos. Cada ponto equivale a 191 mil domicílios no
país.
Em uma década, porém, a participação da
Globo nos investimentos publicitários em TV aberta se manteve em 70%. O
faturamento bruto da TV aberta da Globo com anúncios passou de R$ 5,65 bilhões
em 2002 para R$ 18 bilhões em 2011.”
Matéria Completa, ::AQUI::
Comentários