A privataria é imortal e o Amaury é o nosso candidato a rei da Academia Brasileira de Letras


“Dizem que um certo ex-príncipe quer ser imortal. Parem as máquinas. Por que quem tem um rei vai nomear ex-príncipe. Amaury Ribeiro Jr. tem o apoio de respeitados jornalistas, acadêmicos, blogueiros etc. pra nos representar na ABL. Entre você também neste movimento. Segue o manifesto em defesa da imortalidade da Privataria Tucana. Retransmita-o para todos os seus amigos, assine-o, divulgue-o. 

Renato Rovai, Blog do Rovai

Manifesto A Privataria é Imortal

Não é a primeira vez que a Academia Brasileira de Letras tem a oportunidade de abrir suas portas para o talento literário de um jornalista. Caso marcante é o de Roberto Marinho, mentor de obras inesquecíveis, como o editorial de 2 de abril de 64:

“Ressurge a Democracia, Vive a Nação dias gloriosos” – o texto na capa de “O Globo” comemorava a derrubada do presidente constitucional João Goulart, e não estava assinado, mas trazia o estilo inconfundível desse defensor das liberdades. Marinho tornou-se, em boa hora, companheiro de Machado de Assis e de José Lins do Rego.

Incomodada com a morte prematura de “doutor” Roberto, a Academia acolheu há pouco outro bravo homem de imprensa: Merval Pereira, com a riqueza estilística de um Ataulfo de Paiva, sabe transformar jornalismo em literatura; a tal ponto que – sob o impacto de suas colunas – o público já não sabe se está diante de realidade ou ficção.

Esses antecedentes, “per si”, já nos deixariam à vontade para pleitear – agora – a candidatura do jornalista Amaury Ribeiro Junior à cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras.”
Manifesto Completo, ::AQUI::

Comentários