Vaticano confirma grampos em telefones e deixa cardeais quase incomunicáveis


Cardeais serão monitorados para evitar
vazamento de informações durante conclave

Redação, PortalIMPRENSA

“Na última quinta-feira (28/2), o Vaticano admitiu ter grampeado telefones internos de funcionários da Santa Sé dentro da investigação sobre o vazamento de informações e documentos do gabinete privado do papa Bento XVI, informou O Estado de S. Paulo.

A revelação ocorre num momento crítico da Igreja, quando o mundo está olhando para o Vaticano, já que a transição de poder na Igreja se transformou em um evento midiático global. No total, mais de 3,4 mil jornalistas já foram credenciados para a cobertura do conclave, vindos de 61 países.

Líder estabeleceu escutas


A revista italiana Panorama publicou uma reportagem com a revelação de que o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, estabeleceu uma ampla escuta na Igreja depois do escândalo conhecido como Vatileaks, que revelou corrupção e outros problemas dentro da Cúria.

Bertone, administrador da propriedade e da receita da Santa Sé, seria uma das pessoas que teria criado profundas divisões na Igreja. Desde a última quinta (28/2), ele lidera a Santa Sé, na ausência de um papa.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, negou que o sistema de escuta fosse amplo e desmentiu que Bertone esteja por trás dessa manobra. "Isso não é verdadeiro." Admitiu que "escutas mínimas" foram implementadas como parte do processo que foi aberto para determinar como os documentos foram divulgados pelo mordomo particular do papa.

Bloqueio

Segundo o jornal, para evitar eventuais novos escândalos, os cardeais viverão dias de reclusão e de limitações em suas declarações. Ao entrar ao conclave, além de não terem acesso a telefones, também estarão sem sinais de internet. E o Vaticano ressaltou que quem tuitar será excomungado.”

Comentários

Unknown disse…
Mas que esta acontecendo com o nosso mundo,não respeita mais a igreja catolica,estão grapeando,as reunião sagradas dos cardeais,é o fim mesmou do mundo,tem que descobri que esta fazendo isso e manda para a cadeia.