Queda da inflação e cinismo da mídia

Altamiro Borges, Blog do Miro


“No início do ano, a mídia rentista fez o maior terrorismo com a volta da inflação. Alguns “analistas do mercado” – nome fictício dos porta-vozes do capital financeiro – garantiram que o governo havia perdido o controle sobre os preços e que estava em curso uma nova explosão inflacionária. Nos últimos dias, porém, eles próprios já admitem que a inflação deve cair nos próximos meses. Sem fazer qualquer autocrítica, a mídia só não admite que faz o jogo dos banqueiros, que pressionam o governo pelo aumento dos juros.

Nesta semana, “os analistas de mercado fizeram um leve ajuste nas projeções para a economia neste ano e diminuíram, pela primeira vez depois de sete semanas, a expectativa para a inflação no final de 2013. A previsão do mercado agora é que IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o índice oficial de inflação) encerre o ano em 5,70%”, relata a Folha. O mesmo jornal que deu várias manchetes sobre o risco iminente da explosão inflacionária, agora dá uma notinha em que admite que o monstro está sob controle.

Diante da violenta pressão dos rentistas, o governo até deu sinais de vacilação. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, andou dizendo que andava “preocupado” com a inflação, sinalizando que o Banco Central poderia retomar a trajetória de alta da taxa básica de juros, a Selic. Isto animou os agiotas financeiros, que passaram a apostar numa mudança de rumo do Banco Central. Ontem, porém, num evento em Nova Iorque, o presidente da instituição jogou água fria na fervura, decepcionando os agiotas financeiros.

Alexandre Tombini afirmou que a inflação declinará no segundo semestre deste ano e que o crescimento da economia será retomado. “A inflação dos preços de alimentação vai se moderar, assim como o crescimento do crédito”, explicou. Ele também enfatizou que a redução do preço da energia terá maiores efeitos a partir deste mês sobre os custos de produção e nos preços das mercadorias. Com isso, ele ajudou a desfazer as apostas do capital financeiro numa alta da taxa básica de juros – hoje em 7,25% ao ano.”

Comentários

Anônimo disse…
Alguns dados revelam que o prazo de validade do PT acabou! Depois de dez (10) anos no poder a importação de gasolina cresceu 82% em 2012, bem ao contrário do que o Lula, o grande mentiroso da nação prometeu! E o Pré-Sal? A Eletrobrás terá de cortar 30% de seus gastos! Antes, estatizante, agora o PT quer privatizar tudo com o nome de "concessões"! Vão elevar as tarifas dos portos para que os capitalistas se interessem! O Programa Minha Casa Minha Vida virou um pesadelo para os investidores por causa da burocracia! "Eu não quero participar deste Programa nunca mais", disse o presidente da Ecocil, sr. Silvio Bezerra! O Grupo Braval paralisou os investimentos diante da demora da aprovação dos projetos! "No Brasil se gasta mais tempo com a burocracia que com a obra" declarou Felipe Cavalcante! A criação de novos empregos teve o pior janeiro desde o auge da crise global, apenas 28 mil vagas em todo Brasil! O déficit de US$ 11,4 bi em janeiro nas contas externas foi o maior da história, 40% a menor que a previsão do Banco Central! O custo do trabalho na indústria cresceu 6,5% em 2012, a maior alta em 11 anos, uma combinação da queda de 0,8% da produtividade com o aumento de 5,8% no aumento médio dos salários, Isto é, os salários subiram mais rápido que os preços estrangulando a indústria! Nos próximos dois anos, 60 das 330 usinas de açúcar e etanol da Região Centro Sul fecharão! A Petrobrás retirou as encomendas da indústria naval nacional transferindo-as para a China! O lucro do BNDES caiu 9,55% em 2012! Neste momento, devido ao escoamento da safra, a fila para atracar em Santos é de 59 navios e em Paranaguá de 82, três vezes maior do que o ano passado aumentando o custo Brasil! Em resumo, nestes 10 anos o PT quebrou a Petrobrás; igualou o desenvolvimento do país ao do Paraguai e ao da Bolívia; deixou retornar a inflação, mais de 8%; elevou a carga tributária a 40% do PIB; os nossos remédios são os mais caros do mundo; a nossa indústria foi sucateada; o Brasil ocupa o 84º lugar nos índices de desenvolvimento humano em especial nas áreas da Saúde (hospitais públicos, Dengue), da Segurança, derrotada pelas drogas, e não construiu sequer uma grande obra de infra-estrutura! Como se pode constatar, o PT paternalista proporcionou o Bolsa Família, i.é, deu o peixe e não ensinou a pescar!
Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
Em tempo I: : os índices de popularidade da Dilma começarão a cair! O seu governo será péssimo e sequer será candidata! Então, o Lula reaparecerá, caso não seja condenado antes!
Em tempo II: Roberto Campos dizia com absoluta razão: "a esquerda é burra!" Acabaram por provocar a maior audiência à blogueira! Quando alguém falar "comunista burro" será um pleonasmo!
Em tempo III: a tragédia das drogas permitem três conclusões: 1ª- a de que as drogas entram no Brasil através de suas fronteiras. 2ª- a de que o responsável por nossas fronteiras é a chefe do Governo Federal. 3ª- e a de que a mãe do PAC é a madrasta de todos os drogados deste país!
Em tempo IV: o Tico Tico, meu cachorrinho, é muito mais descente do que qualquer mensaleiro: ele só faz coco no local adequado, ao contrário dos petistas José Dirceu (10 anos de prisão), José Genuíno (6 anos), Delúbio Soares (8 anos) e João Paulo Cunha (9anos) que fizeram coco em cima de toda a nação!
Em tempo IV: caso algum petista educado, com argumentos e que não seja "lelé da cuca" desejar refutar minha opinião tem à sua disposição o meu e-mail. Obrigado.