Preços ao produtor registra queda de 0,04% em janeiro


Caminhões ficam alinhados para
receber carga de grãos de soja em
fazenda, na cidade de Primavera
do Leste, no Mato Grosso


“O Índice de Preços ao Produtor (IPP) teve leve queda de 0,04%  em janeiro, o primeiro recuo desde fevereiro de 2012 (0,42%) e após alta de 0,41%  em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira. O IBGE revisou o dado de dezembro depois de anunciar anteriormente avanço de 0,30%.
Em janeiro de 2012, o índice havia caído 0,43%, e no acumulado em 12 meses os preços apresentaram alta de 7,69%  no mês passado. Em dezembro, a alta acumulada estava em 7,28%. Segundo o IBGE, entre as atividades que registraram queda de preços, o destaque ficou para perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-2,12%), equipamentos de informática e produtos eletrônicos e ópticos (-1,99%)

O item alimentos registrou queda de 1,56%  no mês passado, o primeiro resultado negativo desde outubro de 2012, quando os preços haviam recuado 1,44%, com destaque para o item “resíduos da extração de soja” devido ao período de colheita da soja.

Os preços dos alimentos haviam pressionado o índice durante a maior parte do ano passado. Em janeiro deste ano, 11 das 23 atividades pesquisadas apresentaram alta de preços na comparação com o mês anterior, contra 17 em janeiro, com destaque para produtos de metal (1,59%), ainda segundo o IBGE.

Por sua vez, as maiores influências sobre o indicador em janeiro vieram de alimentos (-0,31%), veículos automotores (0,13 ponto), outros produtos químicos (0,10 ponto) e metalurgia (0,07 ponto). Na comparação com o mesmo mês de 2012, as maiores variações de preços ocorreram em fumo (22,21%), papel e celulose (14,06%), outros produtos químicos (13,34%) e produtos alimentícios (13,17%).

O índice mede os preços “na porta das fábricas” e não inclui os custos com frete e impostos que influenciam os preços ao consumidor. Os preços dos produtos agropecuários vêm mostrando queda no início deste ano no atacado, mas a inflação ainda é um fator de preocupação, provocando apostas na possibilidade de a Selic hoje na mínima histórica de 7,25%  ao ano ser elevada ainda no primeiro semestre.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, avançou 0,68% em fevereiro, mas embora tenha desacelerado o resultado ainda ficou acima do esperado, levando o acumulado nos últimos 12 meses a uma alta de 6,18%. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na terça-feira que o controle da inflação é uma prioridade para o governo e que a meta 4,5%  pelo IPCA, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos deste ano será cumprida.”

Comentários

Anônimo disse…
Alguns dados revelam que o prazo de validade do PT acabou! Depois de dez (10) anos no poder a importação de gasolina cresceu 82% em 2012, bem ao contrário do que o Lula, o grande mentiroso da nação prometeu! E o Pré-Sal? A Eletrobrás terá de cortar 30% de seus gastos! Antes, estatizante, agora o PT quer privatizar tudo com o nome de "concessões"! Vão elevar as tarifas dos portos para que os capitalistas se interessem! O Programa Minha Casa Minha Vida virou um pesadelo para os investidores por causa da burocracia! "Eu não quero participar deste Programa nunca mais", disse o presidente da Ecocil, sr. Silvio Bezerra! O Grupo Braval paralisou os investimentos diante da demora da aprovação dos projetos! "No Brasil se gasta mais tempo com a burocracia que com a obra" declarou Felipe Cavalcante! A criação de novos empregos teve o pior janeiro desde o auge da crise global, apenas 28 mil vagas em todo Brasil! O déficit de US$ 11,4 bi em janeiro nas contas externas foi o maior da história, 40% a menor que a previsão do Banco Central! O custo do trabalho na indústria cresceu 6,5% em 2012, a maior alta em 11 anos, uma combinação da queda de 0,8% da produtividade com o aumento de 5,8% no aumento médio dos salários, Isto é, os salários subiram mais rápido que os preços estrangulando a indústria! Nos próximos dois anos, 60 das 330 usinas de açúcar e etanol da Região Centro Sul fecharão! A Petrobrás retirou as encomendas da indústria naval nacional transferindo-as para a China! O lucro do BNDES caiu 9,55% em 2012! Neste momento, devido ao escoamento da safra, a fila para atracar em Santos é de 59 navios e em Paranaguá de 82, três vezes maior do que o ano passado aumentando o custo Brasil! Em resumo, nestes 10 anos o PT quebrou a Petrobrás; igualou o desenvolvimento do país ao do Paraguai e ao da Bolívia; deixou retornar a inflação, mais de 8%; elevou a carga tributária a 40% do PIB; os nossos remédios são os mais caros do mundo; a nossa indústria foi sucateada; o Brasil ocupa o 84º lugar nos índices de desenvolvimento humano em especial nas áreas da Saúde (hospitais públicos, Dengue), da Segurança, derrotada pelas drogas, e não construiu sequer uma grande obra de infra-estrutura! Como se pode constatar, o PT paternalista proporcionou o Bolsa Família, i.é, deu o peixe e não ensinou a pescar!
Eugênio José Alati, e-mail: eugeniojosealati@yahoo.com.br
Em tempo I: : os índices de popularidade da Dilma começarão a cair! O seu governo será péssimo e sequer será candidata! Então, o Lula reaparecerá, caso não seja condenado antes!
Em tempo II: Roberto Campos dizia com absoluta razão: "a esquerda é burra!" Acabaram por provocar a maior audiência à blogueira! Quando alguém falar "comunista burro" será um pleonasmo!
Em tempo III: a tragédia das drogas permitem três conclusões: 1ª- a de que as drogas entram no Brasil através de suas fronteiras. 2ª- a de que o responsável por nossas fronteiras é a chefe do Governo Federal. 3ª- e a de que a mãe do PAC é a madrasta de todos os drogados deste país!
Em tempo IV: o Tico Tico, meu cachorrinho, é muito mais descente do que qualquer mensaleiro: ele só faz coco no local adequado, ao contrário dos petistas José Dirceu (10 anos de prisão), José Genuíno (6 anos), Delúbio Soares (8 anos) e João Paulo Cunha (9anos) que fizeram coco em cima de toda a nação!
Em tempo IV: caso algum petista educado, com argumentos e que não seja "lelé da cuca" desejar refutar minha opinião tem à sua disposição o meu e-mail. Obrigado.