JN derrete e pode acelerar mudanças na TV Globo


Audiência média em janeiro, de 24,5 pontos, foi a pior da história e caiu impressionantes sete pontos em relação ao mesmo período do ano passado; fórmula do telejornal apresentado por William Bonner e Patrícia Poeta, voltada para o "Homer Simpson", começa a dar sinais de esgotamento, num país onde o fluxo de informação é cada vez maior


Numa declaração sincera, mas nem tão feliz assim, o jornalista William Bonner, da Globo, disse certa vez que apresentava o Jornal Nacional para o "Homer Simpson", o que explicaria a falta de profundidade nas análises do principal noticiário da televisão brasileira. A fórmula, no entanto, parece estar envelhecendo. Dados levantados pela coluna Zapping, da Folha de S. Paulo, indicam que a audiência do JN está praticamente derretendo.

"Com uma média de 24,5 pontos, o "Jornal Nacional" (Globo) registrou o pior janeiro de sua história. Em relação ao mesmo período de 2012, o telejornal de William Bonner e Patrícia Poeta caiu sete pontos: no ano passado, registrou 31,3 pontos. Antes disso, o pior Ibope do "JN" havia sido marcado em janeiro de 2010 (29,2 pontos). O melhor resultado foi em 2001, quando encerrou o mês de janeiro com 40 pontos", informa a coluna.

Como o JN é o principal produto jornalístico da Globo, de onde vem sua influência e, portanto, sua audiência publicitária, os dados são alarmantes. Recentemente, a Globo contratou o publicitário Sérgio Valente, ex-presidente da DM9, uma agência do grupo de Nizan Guanaes, para azeitar suas relações com o governo e com o mercado publicitário. A missão de Valente será fazer com que a Globo continue a ter uma receita que é, a cada dia que passa, mais desproporcional em relação à sua audiência, que vem evaporando.

No ano passado, apesar de sua audiência menor, a Globo fechou seus balanços com um faturamento 10% maior do que o de 2011, com receitas de R$ 12 bilhões. Não será tão simples manter o ritmo em 2013.”

Comentários

Anônimo disse…
O jornal da globo da ate para salvar, mais o nacional é muito superficial... Apesar de não der para mentir em noticias, eles omitem muitas coisas, e fazem com que fatos importantes sejão esquecidos... Como a manifestação da internet contra Renan calheiros
Anônimo disse…
Na Minha Opinião o JN, deveria dar a noticia completa e acompanhar a noticia dada. Por ex. Eles falam o medico fez uma cirurgia e a fulana morreu. E ponto final. Eles não acompanha essa noticia até o seu final, ou seja, o que vai acontecer com o médico. A população fica sem saber o que aconteceu entre as partes. Com a internet eles estão mudando, a internet já traz o assunto mais completo. Não é ficar repetindo a noticia todos os dias, mas sim, fazer uma noticia mais transparente, mais quando se trata de politica.
Grampola disse…
Quero mais é que a Globo e seus porquinhos amestrados afundem todos abraçados.
Anônimo disse…
Bom post, pelo menos aqui nao temos o idiota do WILLIAM HADDAD, falando suas abobrinhas e merdas
Anônimo disse…
" Anônimo disse...
Bom post, pelo menos aqui nao temos o idiota do WILLIAM HADDAD, falando suas abobrinhas e merdas"

...ainda
Unknown disse…
E digo mais, é inadmissível que a maior rede de TV do país não veicule o seu principal jornal em HD, especialmente quando as outras emissoras já o fazem.
Anônimo disse…
ah, ainda tem gente q fica assistindo jornais por ae, por exemplo, vcs sabiam q o Lula está sendo processado pelo Ministério Público Federal, e ja tem um pouco mais de 9 milhões dos bens dele detidos na justiça?
Então..A mídia, principalmente a Globo, sabe disso, mas nunca noticiaram isso e muito menos deram cobertura pra isso, pq? Horas, a Globo ganha muito dinheiro do governo através de anuncios em suas revistas, emissoras,e etc,NOSSO DINHEIRO, pra ficar de boca fechada e deixar tudo debaixo dos panos. Vão lá, continuem assistindo Jornal NAcional e BBB e morram na ignorancia. Não é soh a globo, todos se omitem, a record, sbt,band e por ae vai, se quiser se informar de verdade, vai pra internet, q vc ganha muito mais
Anônimo disse…
um blog muito bom, q mostra a realidade da política brasileira,da mídia e tudo mais é o

http://averdadequeamidianaomostra.blogspot.com.br/

ele não é um blog meu, apenas mandei pra vcs pq eu conheci ele um tempo atras e é muito bom
Finovot(Anon) disse…
talvez seja porque a população finalmente está entendendo o mundo que nos rodeia. há décadas o JN falava e fazia o que quisesse com reportagens e isso é comprovado por inumeros documentários como exemplo o "além do cidadão kane". Acho essa noticia esplendida e que a manipulação de informação seja banida de uma vez por todas. #globofail
Anônimo disse…
Tomara que vá a falência
Unknown disse…
O que é globo? Aquilo com o mapa mundi ou aquilo que se coloca no teto para proteger a lâmpada? Tenho bastante lá em casa.